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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO USO DE TECNOLOGIAS ATIVAS NA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL
Relatoria:
Emilly Ellen Gonçalves Cordeiro
Autores:
  • Ana Karina Leite Costa
  • Yasmim de Cássia Souza de Almeida
  • Renan Andrews Ribeiro Sousa
  • Paulo Henrique Pinto Pinheiro
  • Daniele Lima dos Anjos Reis
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O uso de metodologias e tecnologias ativas realizadas por profissionais da saúde no combate ao câncer de próstata é, segundo autores, uma das formas mais eficientes para a disseminação do conhecimento e conscientização a respeito da campanha novembro azul. De acordo com estudos, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Então, é de suma importância a inclusão do uso de metodologias ativas nas ações das campanhas afim de que o índice de indivíduos acometidos pelo câncer de próstata venha a diminuir significativamente e que o assunto venha a ser aceito e debatido na comunidade sem preconceitos e estigmas. OBJETIVO: Incentivar o profissional da saúde sobre a criação de tecnologias educativas em saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a utilização de tecnologias ativas para a conscientização da campanha contra o câncer de próstata realizado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade de Tucuruí- PA, por acadêmicos do 7º período do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Pará- UEPA. RESULTADO: Para a realização da ação foi utilizado como metodologia educativa a criação de um quadro consciente construído pelos próprios pacientes, onde esse quadro foi preenchido pela marca da mão deles em tinta azul, como forma de apoio a campanha. Além do desenvolvimento de outra dinâmica com a utilização de cartões que possuíam em seu interior as dúvidas mais frequentes em relação ao câncer de próstata. Elas por sua vez foram penduradas em um mural e enumeradas, através de uma roda de sorteio os pacientes iam escolhendo as cartas e debatendo sobre os conhecimentos e dúvidas que tinham sobre o conteúdo dos cartões. De acordo com estudos de 2015, a população masculina possui uma resistência maior a adesão às medidas preventivas a qual decorre de variáveis culturais enraizadas, devido a isso em 2009 foi lançado a Política Nacional de Atenção integral a Saúde do homem (PNAISH) pelo Ministério da Saúde, que tem como objetivo principal a promoção e desenvolvimento de ações ativas de saúde, focadas na prevenção e aprendizagem respeitando as particularidades do público-alvo. CONCLUSÃO: Portanto, observou se, através de análises, uma maior receptividade da parte dos indivíduos em relação a busca por exames preventivos e procura por mudanças no hábito de vida contra o câncer de próstata influenciados devido ao uso de tecnologias ativas presentes nas ações de conscientização.