LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR: SINAIS QUE INDICAM O TD
Relatoria:
JOSE RICARDO DE OLIVEIRA
Autores:
  • Maria Aparecida Melo Morais
  • Ana Karoline Gomes Lima
  • Aristides Araújo Torres
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos mais comuns em crianças, especialmente crianças em idade escolar. Devido à complexidade do tema abordado, deve se buscar parâmetros para a identificação do distúrbio, visto que há uma grande dificuldade em distinguir hiperatividade de outros problemas que geram a agitação emocional do indivíduo dentro de sala de aula. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de se buscar as melhores evidências para identificação da (TDAH), visando auxiliar profissionais de enfermagem na orientação de professores, visto que geralmente estes profissionais estão mais próximo do aluno. OBJETIVOS: Realizar uma revisão da literatura para evidenciar os principais sinais de (TDAH) em criança em idade escolar e da importância dos profissionais de enfermagem para auxiliar professores na identificação dos sinais precoce de (TDAH). METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, no qual foram realizadas buscas na base de dados EBSCO. O Processo de busca e levantamento dos dados ocorreu em junho de 2022. Adotou-se a questão norteadora: “quais evidências disponíveis na literatura melhor identificam a TDAH em crianças em idade escolar? ”, usando descritores e palavras-chave separadas por operadores boleano AND. Foram incluídos artigos originais e completos que abordassem a temática do estudo, disponível na íntegra, em português. Foram excluídos estudos de revisão integrativa e de literatura, livros, capítulos e resenhas de livros, manuais, relatórios técnicos. Utilizou-se um recorte temporal de 2017 a 2022. RESULTADOS: Foram encontradas 79 publicações, e após critério de inclusão e exclusão 17 publicações foram selecionadas para análise e discussão. As evidencias apontam que os principais sinais que melhor identificam o TDAH são: desatenção, agitação incontrolável, impulsividade, dificuldade de compreender instruções, ansiedade, desempenho escolar ruim e dificuldade de relacionamento. Os estudos evidenciam ainda a importância do profissional de enfermagem no processo de capacitação de professores e na efetivação de atividades de educação em saúde na escola. CONCLUSÕES: O diagnóstico do TDAH não é algo simples e depende de observação prévia, sobretudo no ambiente escolar. Os professores têm papel fundamental na identificação precoce uma vez que costumam ter maior contato com crianças em sua primeira fase de inserção na sociedade, auxiliando com a ajuda de profissionais.