LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
A SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO XABCDE DO TRAUMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Will da Silva Pacheco
Autores:
  • Francilene da Luz Belo
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A simulação realística é uma metodologia ativa de ensino que permite reproduzir a realidade de forma interativa, contribuindo no desenvolvimento de habilidades técnicas e não técnicas através do contato prévio dos estudantes com a realidade. Permite a prática de intervenções de enfermagem em ambientes controlados e seguros, além de instigar o raciocínio clínico dos estudantes. O XABCDE do trauma é um protocolo de avaliação primária para identificação de lesões de risco iminente de morte, sua execução segue uma ordem de prioridades: X – hemorragias exsanguinante; A – vias aéreas e controle da coluna cervical; B – respiração e ventilação; C – circulação com controle de hemorragias; D – estado neurológico e E – exposição e controle de temperatura. OBJETIVO: relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem no ensino-aprendizagem do XABCDE do trauma, protocolo utilizado pelo Pre-Hospital Trauma Life Support - PHTLS. METODOLOGIA: A vivência aconteceu em uma instituição de ensino de PHTLS na qualidade de alunos e “manequins vivos”. Foram montadas estações de habilidades: I - Acidente automobilístico; II – Queda de escada; III- Acidente com motocicleta. As cenas foram simuladas pelos “manequins’, onde foram discutidas e praticadas condutas e ações de resgate, seguindo o protocolo XABCDE do trauma. RESULTADOS: a simulação permitiu a aproximação com a realidade em diferentes cenários simulados de trauma, estimulando a construção do conhecimento com o aprimoramento de técnicas e habilidades para o fortalecimento do raciocínio crítico e clínico, desenvolvendo autoconfiança e contribuindo no processo de tomada de decisão. As competências desenvolvidas em cenários de simulação realística fortalecem o processo ensino-aprendizagem permitindo uma formação mais qualificada. A experiência como “manequim vivo” despertou o olhar crítico através da observação dos erros e acertos praticados durante os cenários simulados. Aprender através da observação fortalece a construção do conhecimento, uma vez que contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e estimula a pró-atividade e desenvolve habilidades e competências que são fundamentais para atuação profissional. CONCLUSÃO: O processo ensino-aprendizagem desenvolvido durante as estações práticas do curso PHTLS acontece de forma significativa e a simulação realística é uma estratégia metodológica que contribui para esse aprendizado, pois estimula o pensamento crítico do aluno.