Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
Maria Virna Lopes do Nascimento
Autores:
- Karoline Pontes Cavalcante Manguinho
- Patricia Naiara de Carvalho Maciel
- Flávia Lorena Henrique dos Anjos
- Maria Eduarda Rocha Lima
- Nayane Barros de Souza do Nascimento
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
As Metodologias ativas (MA) são uma concepção educativa que estimula processos de ensino-aprendizagem crítico-reflexivos, no qual o educando participa e se compromete com seu aprendizado. Objetivou-se analisar a relevância do uso das MA para o ensino na graduação de enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa, estabeleceu-se a seguinte questão norteadora: Quais as evidencias cientificas quanto ao uso das metodologias ativas no processo de ensino – aprendizagem na graduação de enfermagem e sua relevância? Para a realização da pesquisa dos artigos foram utilizadas as bases de dados, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE) National Library of Medicine (PubMed). O levantamento dos dados ocorreu no período de julho á novembro de 2021. A amostra do estudo foi composta por seis artigos. Observou-se que o uso das MA pode beneficiar a autonomia do estudante, causar a curiosidade, incentivar tomadas de decisões particulares e globais. É isso que as tornam tão relevantes, pois o docente faz com que o aluno se torne o responsável e protagonista do processo de ensinar e aprender.