Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS NA PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS
Relatoria:
Rayanne dos Conceição dos Santos
Autores:
- Adriana Vitória Souza Alves
- Alana Gabriela Conceição Hora
- Franciele Menezes Santana
- Marcela Torres da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e da sua transmissibilidade,mediante gotículas e contato com secreções contaminadas, principalmente em locais fechados, as atividades presenciais das instituições de ensino foram suspensas (UNICEF, 2020). Dentre essas instituições, estão as que contemplam o ensino superior em saúde, sendo assim, para atender as medidas de distanciamento social, foi preciso elaborar estratégias para o ensino remoto, com uma abordagem pedagógica centrada no discentes. A Metodologia Ativa (MA), contempla essa proposta, já que objetiva a educação crítica-reflexiva, em que os processos de ensino e aprendizado se tornam interdependentes, tendo como responsáveis não só o docente, mas principalmente o discente na busca pelo conhecimento (SOBRAL; CAMPOS, 2012). Em vista desse contexto, realizou-se a aplicação das MA na disciplina de Enfermagem em Saúde da Mulher I, para cumprimento da emenda. Objetivo: Descrever a vivência acadêmica na produção de metodologias ativas para a disciplina de Enfermagem em Saúde da Mulher I. Metodologia: Com a participação do educador da disciplina, inicialmente, foi realizada a análise dos componentes curriculares da disciplina e, posteriormente, realizada a triagem dos diferentes pontos a serem adaptados pela inovação na metodologia de ensino, com ênfase nos conceitos teóricos e na simulação da vivência prática. Dessa forma, foram confeccionados: instrumentos de consulta, podcast, jogos interativos, simulação de teleconsulta, casos intervenção, vídeo explicativo, mapas mentais e conceituais. Todos voltados para o processo de resolução de problemas, mediante o estímulo ao processo crítico-reflexivo, podendo ser executado no formato individual ou grupal. Resultados: A diversificação no ensino aprendizado promovida pelas MA instigou o acadêmico a realizar a leitura, observação, investigação, interpretação, análise crítica e tomada de decisões, componentes essenciais para a formação acadêmica. Além disso, estimulou a descentralização dos saberes, autonomia dos acadêmicos, participação ativa, aproximação dos acadêmicos com o professor, quebra de tabus, consolidação de conhecimentos, descoberta e aceitação de diferentes habilidades de conhecimento (NASCIMENTO; FEITOSA, 2020). Conclusão: As MA dentro da sala de aula, na modalidade remota, durante o distanciamento proposto pela pandemia do COVID-19, mostraram-se benéficas e passíveis de serem replicadas dentro do contexto presencial.