Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DO AUTOCUIDADO EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS
Relatoria:
Melissa dos Santos Soares
Autores:
- Lorena Carlos Correa
- Tatiane da Silva Campos
- Viviane Ganem Kipper de Lima
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A doença renal é caracterizada como a falência dos rins, quando estes não são mais capazes de exercer suas funções. Sendo a filtração sanguínea a maior incumbência, com a finalidade de retirar toxinas e eletrólitos. Sua característica mais marcante é a cronicidade, não havendo cura, somente terapia substitutiva, nas modalidades: Diálise peritoneal, hemodiálise e transplante. Por se tratar de uma enfermidade sem restauração completa da função renal, a atuação da equipe de enfermagem é indispensável, já que é ela quem estará com o indivíduo no dia a dia, fará seus cuidados e fornecerá subsídios para que ele se empodere e assuma o protagonismo em seu tratamento. Objetivo: Explorar os artigos que abordam a temática relacionada à importância do autocuidado em pacientes renais crônicos.
Metodologia: Refere-se a uma revisão integrativa realizada com o propósito de aprofundar a temática pouco estudada durante a graduação. Para a busca foram utilizados os descritores “doença renal crônica” e “autocuidado”, nas bases de dados: Biblioteca Virtual em saúde (BVS), Scielo e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs). Em língua portuguesa, inglesa e espanhola, nos últimos 5 anos, com texto completo e filtros contendo as palavras chaves.
Resultados: foram encontrados 151 artigos e excluídos aqueles cujo título ou resumo não se enquadram na temática proposta, somente 32 foram incluídos, sendo 25 na BVS, 2 no Scielo e 5 na Lilacs. Em suma, os resultados evidenciaram que a temática doença renal crônica é amplamente discutida, entretanto, a autogestão do paciente ainda é um assunto pouco abordado. A limitada aderência às práticas de autocuidado é decorrente do pouco incentivo às ações educativas por parte dos profissionais da saúde, em especial a enfermagem, por ser uma profissão educadora. Conclusão: Tendo em vista, a relevância do autocuidado em pacientes com doença renal crônica, como promotor do bem-estar, e assim evitar maiores complicações, é primordial a equipe traçar estratégias que corroborem para a atuação efetiva do indivíduo, a fim de promovê-lo ao papel principal dos seus cuidados em saúde.