Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA NA PROMOÇÃO DO CUIDADO À UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA
Relatoria:
LARISSA LIMA FIGUEIRA FREIRE
Autores:
- Danilo dos Reis Antonio
- Luana Cavalcante Cardoso Caetano
- Adrianne de Cassia Monteiro da Rocha
- Mayane Silva Lopes
- Edson Siqueira de Jesus
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Educação em Saúde procura de forma sistematizada seguir os princípios do Sistema Único de Saúde mediante ações concretas de promoção da saúde e do desenvolvimento da percepção do ser humano de maneira isolada e ou coletiva com intuito de assegurar uma instrução para um comportamento cidadão e político. Desta forma, a articulação de meios que correlacionem educação e saúde, objetiva a promoção da autonomia dos sujeitos na escolha de hábitos saudáveis que favoreçam a minimização de riscos e possibilitem um estilo de vida mais saudável. OBJETIVO: descrever a experiência de acadêmicos durante o desenvolvimento de um projeto educativo em saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por acadêmicos do 10º período durante as práticas de saúde comunitária da Universidade da Amazônia, em uma comunidade ribeirinha pertencente localizada na cidade de Belém do Pará. A estratégia do estudo fundamentou-se em reuniões realizadas a cada 20 dias, para planejamento das ações e discussão das necessidades encontradas para então serem desenvolvidas pelo grupo. Tal metodologia, visa aprimorar a visão do futuro profissional e socializar o indivíduo para o ambiente fora do seu convívio social. O objetivo proposto pela instituição de ensino superior, é demonstrar para a equipe o manejo das dificuldades, das atividades realizadas e dos fatores positivos que a comunidade possui. Dessa forma, a troca de saberes permite a formulação de ações que favorece o público-alvo e por conseguinte promove ao acadêmico oportunidade prática e de qualidade para a aprendizagem. RESULTADOS: A equipe atua a partir da identificação de situações-problemas existentes e apresentação destes para os coordenadores, elencando soluções para tal. Assim, são elaboradas ações como: consultas de enfermagem, avaliação física, acompanhamento no programa HIPERDIA, curativos, atendimento psicológico individualizado e oficina de SBV. Após as ações, são feitas avaliações acerca das propostas seguintes. Diante disso, o grupo começa a entender os costumes e cultura além de enriquecer seus conhecimentos. CONCLUSÃO: Dessa forma, isso mostra o quão importante é ensino em extensão, pois possibilita ao acadêmico reconhecer, identificar e propor soluções na prática às lacunas existentes na saúde comunitária. Esse processo auxilia no aprimoramento dos conhecimentos dos acadêmicos além de promover melhorias para a saúde da comunidade.