Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
EXPERIÊNCIA EM MONITORIA NO LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM SAÚDE NA PRÁTICA DE CENTRO CIRÚRGICO
Relatoria:
Letícia Marcelly Lima de Oliveira
Autores:
- Ana Carolina da Silva Medeiros
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Programa de monitoria tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento de determinada disciplina, no aspecto teórico e prático, visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem e criando condições para o aperfeiçoamento de habilidades relacionadas à atividade docente. As inovações tecnológicas tem contribuído para a criação desses processos capazes de gerar e administrar ações futuras, nota-se o avanço destas novas tecnologias e inovações em saúde como estratégias no processo de ensino-aprendizagem na vida de um acadêmico. Em vista disso, as instituições de ensino vêm buscando adaptações às novas estratégias metodológicas ativas como por exemplos as mesas digitais que simulam atividades realísticas. Objetivos: Descrever a experiência de monitoria na disciplina de Centro Cirúrgico em laboratório de inovações e tecnologias em saúde. Métodos: Relato de experiência a partir do acompanhamento das atividades dos acadêmicos na utilização de mesas digitais para simulações realísticas de cirurgia e organização da mesa cirúrgica, a atividade foi coordenada por uma Enf. MSc e uma monitora da disciplina, no primeiro semestre de 2022, feito com 60 alunos da graduação de enfermagem do quinto período de uma universidade particular da cidade Manaus/Amazonas. Resultados: A aprendizagem ativa baseada em simulações realísticas em mesa digitais é utilizada como estratégia metodológica na elaboração dos cenários educacionais, teve um papel primordial ao protagonismo do estudante na construção de seu conhecimento, desenvolvimento e habilidades. As inovações no ensino da enfermagem utilizando metodologia ativa e participativa mudam a maneira de aprender o conteúdo da matéria, visto que a prática e a teoria andam em conjunto para um entender melhor do assunto; os alunos participantes relataram na prática das simulações da disciplina uma satisfação com o aprendizado de habilidades e raciocínios do conteúdo de centro cirúrgico, fez com que eles tivessem interesse e dúvidas a serem discutidas. Conclusão: Diante de uma experiência participativa e enriquecedora de conhecimentos, podemos perceber que as inovações e tecnologias em saúde trazem de forma atual e inovadora resultados positivos quando envolve o aluno na prática, faz com que o processo de ensino-aprendizagem se aplique a comunicação e disseminação do conhecimento técnico científico.