Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
CONSTRUÇÃO DE JOGO EDUCATIVO VOLTADO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ENFERMAGEM CIRURGICA
Relatoria:
Ana Beatriz Frota Lima Rodrigues
Autores:
- Igor Cordeiro Mendes
- Francisco Mayron Morais Soares
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A disciplina de Enfermagem Cirúrgica I, realizada na graduação de enfermagem da Faculdade UNINTA Itapipoca, aborda temáticas específicas, geralmente desconhecidas por parte dos discentes. Assim o uso de jogos educativos está inserido como estratégias pedagógicas ativas, afim de promover aprendizagem de conteúdos e habilidades, possibilitando aprender por meio de interação dialógica. OBJETIVO: Descrever o processo de construção de um jogo educativo intitulado “dado cirúrgico” na disciplina de cirúrgica I, vivenciada pelo aluno-monitor na turma de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo metodológico, na modalidade desenvolvimento de tecnologia educacional, realizado a partir da vivência da monitora na disciplina de Enfermagem Cirúrgica I da Faculdade UNINTA Itapipoca. Para a construção da ferramenta educativa, foram desenvolvidas as seguintes etapas: (1) seleção do tema, (2) revisão teórica sobre o conceito de jogos educativos e busca nas bases de dados sobre pesquisas similares, (3) definição dos objetivos do jogo e (4) construção do jogo. RESULTADOS: A primeira etapa foi a seleção do tema, que ocorreu mediante as temáticas abordadas em sala de aula, a segunda foi contemplada com revisão teórica de acordo à estudos similares, desenvolvida nas seguintes bases: BVS e Scielo. Na terceira ocorreu a idealização do jogo, com o objetivo de promover a fixação e o aprendizado de discentes de enfermagem sobre a temática de assistência ao perioperatório, utilizando-se de uma metodologia ativa e lúdica. A quarta etapa consistiu na construção, onde elaborou um dado com papelão revestido de papel adesivo colorido, enumerando seus lados de um a três, e 35 envelopes enumerados de um a três com perguntas, pontos extras ou retirada de pontos, além dos acessórios utilizados como prendas. O jogo foi intitulado “dado cirúrgico” e concretizado no mês de abril de 2022, no curso de graduação de enfermagem na turma do 6° período, correspondendo ao semestre 2022.1, na Faculdade Uninta Itapipoca. A atividade foi desenvolvida juntamente com professor/orientador baseado nos procedimentos pedagógicos do plano de ensino da disciplina. CONCLUSÃO: Desse modo, o uso de tecnologias educativas como metodologias ativas, contribui para uma melhor memorização, senso crítico, pensamento rápido e efetivo. Além disso, as referidas ferramentas possibilitam a associação da teoria à prática, preparando os discentes para desafios do dia a dia como profissionais enfermeiros.