Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CANDIDATOS À TRANSPLANTE HEPÁTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Francisca Carla dos Angelos Santos
Autores:
- THAISA MARIA DE ANDRADE GONÇALVES
- JESSIKA BRENDA RAFAEL CAMPOS
- ISABELA FLORÊNCIO BORGES
- LOUYSE TEIXEIRA DE SOUZA FREITAS
- ANNAIZA FEITAS LOPES DE ARAÚJO
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O transplante de fígado é um procedimento muito complexo, tornando o preparo do paciente no período pré-operatório de extrema importância para o sucesso do tratamento. Nesse contexto, o papel da equipe de enfermagem se faz determinante e necessário, visto que o enfermeiro é responsável pelo planejamento e implementação da assistência prestada ao paciente durante todo o processo terapêutico. Um dos focos do cuidado de enfermagem é a promoção do desenvolvimento de competências para o autocuidado e empoderamento, onde o enfermeiro pode lançar mão de intervenções educativas. OBJETIVO: Descrever a experiência de uma enfermeira residente em transplante durante atividades de educação em saúde para candidatos ao transplante hepático. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência elaborado a partir da vivência de uma enfermeira residente em transplante. A vivência ocorreu no período de março a junho de 2022 em um Ambulatório de Transplante Hepático na cidade de Fortaleza- CE. A enfermeira residente participou das atividades de educação em saúde (palestras) que ocorrem na unidade de saúde com os pacientes que estão em preparo para o transplante de fígado e seus acompanhantes. RESULTADOS: As palestras que ocorrem no ambulatório supracitado têm como finalidade orientar sobre os cuidados necessários e possíveis problemas que podem ocorrer nas fases de pré e pós-transplante hepático, bem como promover apoio emocional e psicológico. Assim torna-se possível que o paciente entenda como funciona a fila de espera e a convocação para o transplante, como ocorre à cirurgia, a necessidade de aderir a mudanças no estilo de vida, monitoramento da função do novo órgão, lidar com o uso contínuo de medicação, incluindo a prevenção de infecções e práticas de higiene adequadas, dentre outras. Diante dessa experiência, foi notável a importância desse tipo de atividades para estes pacientes, pois na maioria das vezes eles não têm conhecimento nenhum sobre o transplante e apresentam bastantes dúvidas e anseios a respeito do tratamento. CONCLUSÃO: O relato de experiência evidenciou a relevância do enfermeiro como educador em saúde, visto sua contribuição para promoção do empoderamento do paciente e consequente melhora da assistência prestada.