Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA EXPRESSÃO DE EMOÇÕES NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Paulo Henrique Pinto Pinheiro
Autores:
- Jhéssica Brenda de Souza da Silva
- Raissa Andressa Souza Dias
- Renan Andrews Ribeiro Sousa
- Luiz Rocha Chaves
- Amanda Ouriques de Gouveia
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Os Centros de Atenção psicossociais foram implantados no Brasil na década de 80 e tem como objetivo incentivar a promoção da cidadania, a partir de cuidados em parceria com a família, portanto ele não é mais definido pelo modelo de saúde assistencial. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na disciplina de Saúde Mental a partir da realização de uma dinâmica que estimula a troca de experiência emocional entre os clientes do CAPS. Método: Trata-se de um relato de experiência com abordagem qualitativa, estudo do tipo descritivo realizado no Centro de Atenção Psicossocial localizado no município de Tucuruí-PA. A população participante foi de cerca de 15 pessoas. Para a confecção dos materiais da atividade intitulada “dado das emoções” foi produzido um dado e em cada face continham emojis com representação de sentimentos distintos, como felicidade, tristeza, inveja, amor, amizade e raiva e alegria, o jogo consistia em jogar o dado e falar de uma situação da vida que estivesse de acordo com o sentimento correspondente. Resultados: A dinâmica foi ofertada aos pacientes fixos do CAPS e também a alguns funcionários da instituição, no decorrer dela os participantes demonstraram grande satisfação com o jogo, além disso, houve reforço na interação entre os mesmos, uma vez que os clientes incentivavam de forma veemente os demais a realizarem a dinâmica. Com relação à expressividade dos sentimentos houve momentos de intensas alegrias, quando os mesmos relatavam situações alegres que ocorreram no decorrer da vida, bem como momentos tristes, quando eles relatavam acontecimentos tristes. Com isso foi possível que os profissionais que se encontravam ali conhecessem detalhes da história dos seus pacientes. Conclusão: A percepção dos discentes de enfermagem nessa atividade foi de que atividades lúdicas podem contribuir para que os clientes expressem suas emoções sem medo, pode ser utilizada como exercício de empatia entre os membros da comunidade.