Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
CARACTERIZAÇÃO DA TELECONSULTA DE ENFERMAGEM NA PANDEMIA DA COVID-19
Relatoria:
Vinícius Rodrigues de Oliveira
Autores:
- Bárbara Letícia de Queiroz Xavier
- Lizandra Torres Lima
- Amanda Kelly de Queiroz Pires
- Claudia Helena Soares de Morais Freitas
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Diante da pandemia da Covid-19, os serviços de saúde tiveram que dispor de meios não convencionais para o atendimento em saúde, como a teleconsulta, que embora já fosse uma realidade antes da pandemia, foi nesse contexto que essa modalidade da assistência se fortaleceu. No âmbito da enfermagem, a teleconsulta tem sido um importante instrumento para potencializar as práticas do cuidado. Objetivo: Identificar, na literatura científica, as principais características da teleconsulta de enfermagem, durante o período pandêmico. Metodologia: Revisão integrativa, realizada a partir da base de dados MEDLINE/PubMed e da Biblioteca Virtual em Saúde, conforme a estratégia de busca: ("Remote Consultation") AND (Nursing)) AND (“Covid-19"). Essa estratégia direcionou à 59 artigos, que passaram por triagem, onde inicialmente foram excluídas publicações pagas, duplicadas e que não apresentaram texto completo disponível integralmente, em seguida procedeu-se com a leitura dos resumos dos artigos, eliminando os textos que não estavam em consonância com a proposta da revisão, assim, a amostra limitou-se a seis artigos. Resultados: Os estudos selecionados foram realizados no Reino Unido, Itália, Estados Unidos, Peru e Brasil, sendo este último o país com maior número de estudos (33%) além disso, estavam publicados entre os anos de 2020 e 2021 e majoritariamente no idioma inglês (49%). Sobre a teleconsulta de enfermagem, pode-se dizer que o público atendido foi exclusivamente crianças (17%) e idosos (83%), acerca das enfermidades que levaram a busca pelo teleatendimento, destacaram-se as doenças cardiovasculares, seguidas por câncer e feridas crônicas.São caracteristicas da teleconsulta de enfermagem: duração média de aproximadamente 15 minutos; realização de anamnese e avaliação do paciente; orientações acerca do agravo em questão e a prevenção da Covid-19; ações de educação em saúde e se necessário encaminhamento para outro profissional. Constatou-se, que a maioria dos pacientes avaliaram de forma positiva a teleconsulta de enfermagem, contudo, alguns referem a preferência pela consulta médica, principalmente, pela oportunidade de aquisição de certos medicamentos. Conclusão: Frente às características encontradas na literatura é possível afirmar que a teleconsulta de enfermagem tem sido de grande valor para o enfrentamento da pandemia e assistência a agravos específicos, sendo essa mais uma área de atuação em ascensão para a enfermagem.