LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DE UMA LIGA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Ana Beatriz Rodrigues Costa
Autores:
  • Ana Carolina Ayres Abreu Santana
  • Hanna Kathleen Freire Maciel
  • Sarah Maria Feitoza Souza
  • Aline Rodrigues Feitoza
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As Ligas Acadêmicas são definidas como associações civis, sem fins lucrativos, com propósitos educacionais e de caráter extensionista, criadas e geridas por discentes, sob a coordenação pedagógica de um professor. Seguindo esta proposta, surge a Liga Acadêmica do Vírus da Imunodeficiência Humana (LAVIH), que é uma liga multiprofissional e visa promover conhecimento na área das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com ênfase em HIV/AIDS por meio de pesquisa e extensão acadêmica. Sabendo disso, para adentrar à Liga é necessário participar de um processo seletivo, organizado pelos extensionistas veteranos e monitorado pelas professoras orientadoras. OBJETIVO: Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de organização e participação do processo seletivo. METODOLOGIA: Consta em formato de relato de experiência realizado a partir da dinâmica elaborada pelos extensionistas da LAVIH, levando em consideração a necessidade de ampliar a diversidade de participantes e proporcionar um momento de aprendizagem para os inscritos no processo seletivo. RESULTADO: O processo seletivo consistiu em 3 fases dinâmicas, a primeira por uma prova dissertativa realizada de forma online acerca dos conhecimentos prévios sobre a temática da Liga, a segunda fase uma dinâmica grupal presencial para avaliar a competência de trabalhar em grupo onde os participantes se dividiram em grupos de 3 e recebiam um caso clínico para analisarem e definissem que conduta seria tomada de acordo com o caso e a terceira fase uma entrevista com as professoras orientadoras, onde se conversava sobre a disponibilidade de cada candidato. Ao final, foram contabilizados os pontos obtidos em cada fase e em seguida divulgado os resultados do processo seletivo. Conclusão: Com a necessidade de ampliar a multiplicidade dos participantes e disseminar conhecimentos, o presente estudo evidencia o impacto da realização de um processo seletivo como modo de estratégia de disseminação de informação para os acadêmicos da área da saúde.