Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
O USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO À MULHER DUARNTE A AMAMENTAÇÃO
Relatoria:
Paloma Oliveira do Nascimento
Autores:
- TAIS NOBRE DE LIMA ANDRADE
- MARIA JOICYVANIA CAMURÇA RABELO
- FRANCISCA JULIANA GRANGEIRO MARTINS
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Atualmente o uso de mídias sociais está gerando outro contexto quando o assunto é amamentação. O uso desta ferramenta proporciona a gestante, puérpera, lactante, profissionais da saúde ou comunidade em geral uma nova cara sobre essa prática. Gerando assim a autonomia e a segurança desta mulher durante o aleitamento materno. OBJETIVO: compreender o significado da utilização das mídias sociais para informação e comunicação durante a amamentação com o intuito de empoderar e gerar benefícios significativos para mulher, bebê e comunidade. Apresentar uma ferramenta capaz de auxiliar à mulher neste processo. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência da criação de um perfil em rede social: (Instagram) com bases educativas e de promoção à saúde. Esta rede social foi incluída como parte da criação de um ambulatório de aleitamento materno no município de Pacajus/CE em setembro de 2021, ³no formato de ensino e acompanhamento a distância das gestantes, puérperas, lactantes, profissionais e acadêmicos de enfermagem. Foram realizadas postagens de imagens e vídeos com conteúdos educativos sobre aleitamento materno. Mantivemos a rede social para continuação do tema educativo abordado. RESULTADOS: Elencados as principais temáticas do aleitamento materno de forma informativa. A rede social é denominada como _AAMEPACAJUS, contem 44 publicações e 333 seguidores na plataforma online. CONCLUSÃO: Os materiais produzidos, por meio da ferramenta tecnológica acessível supracitada, tornam o processo de educação em saúde e empoderamento da mulher na amamentação à distância mais ativo e dinâmico dentro do contexto do aleitamento materno.