Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DO EIXO INTEGRADOR NA FORMAÇÃO DE DISCENTES DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Rafael Mendonça Fonseca
Autores:
- FRANCISCO CARLOS COSTA MAGALHÃES
- MARIA DA CONCEIÇÃO COELHO DA HORA
- RAFAEL ZAMORANO MIRANDA PEREIRA
- TAYS CAMPOS RIBEIRO
- VANESSA ALMEIDA BENTO
Modalidade:
Pôster
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A educação superior brasileira na área da saúde, ao longo de sua trajetória histórico-pedagógica, vem passando por mudanças significativas para acompanhar, em termos de correntes de pensamento, as concepções que norteiam a formação do profissional. Nesse contexto, o modelo de ensino tradicional vem sendo gradativamente substituído por novas tendências metodológicas pedagógicas como o Arco de Maguerez, que possibilita a mudança de realidade de um território com base em suas etapas. As Metodologias Ativas no processo formativo acadêmico, buscam favorecer a motivação e despertam a curiosidade do estudante, ao mesmo tempo em que os alunos se inserem na teorização e despertam para novos elementos ainda não buscados nas aulas ou na própria perspectiva do professor. OBJETIVO: Relatar a experiência dos estudantes de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão mediante intervenção prática em uma atividade de extensão referente ao componente curricular Eixo Integrador. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos do 8° período do curso de enfermagem sobre a construção e implementação do eixo integrador intitulado “Liderança e Empoderamento na Enfermagem”. RESULTADO: Durante a elaboração da atividade realizada pelos discentes e docente, referenciada pelo Arco de Maguerez, observou-se a relevância do assunto “Liderança e Empoderamento na Enfermagem” por meio das reflexões e debates sobre as diversas possibilidades e espaços de atuação do profissional de enfermagem. Na oportunidade, três enfermeiras da rede pública de saúde do município de Pinheiro-MA foram convidadas para falar de suas trajetórias profissionais nas áreas de gestão, atenção primária à saúde, empreendedorismo e de como os conceitos de liderança e empoderamento influenciaram em suas carreiras. CONCLUSÃO: A presente atividade possibilitou a troca de experiências entre profissionais enfermeiros líderes e discentes do curso de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão do campus Pinheiro. Diante das exigências nos diferentes ambientes de trabalho e complexidades, percebemos a importância de se construir mais líderes entres profissionais de enfermagem a fim de melhorar o cuidado ofertado, os processos organizacionais, desenvolvimento profissional das equipes e ampliar os debates acerca da temática.