LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
SISTEMA DE NOTIFICAÇÃO DE INCIDENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EXITOSA EM HOSPITAL PÚBLICO
Relatoria:
ROSEANNE NUNES BARBOSA NADLER
Autores:
  • WENDEL MARCOS ALVES
  • LUCIANO LUZ RIBEIRO
  • MARIA DO SOCORRO RÊGO DE AMORIM
  • CLICIANE FURTADO RODRIGUES
  • ROSANGELA DIAS PEREIRA
  • JÉSSICA KARINE TÁVORA DE SOUSA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A gesta?o do risco esta? relacionada ao estabelecimento de uma cultura de seguranc?a, que pressupo?e o aprendizado com as falhas e a prevenc?a?o de novos incidentes relacionados a? assiste?ncia a? sau?de. Segundo a Organização Mundial da Saúde, um em cada dez pacientes apresenta algum tipo de complicação ou evento adverso durante a internação. A adoção de novas estratégias a fim de facilitar a notificação de forma anônima e voluntária de um potencial evento adverso ou uma situação de risco torna-se fundamental na prevenção e gerenciamento desses agravos. Objetivo: Descrever a implantação do sistema de notificação de incidentes informatizado em um hospital público. Metodologia: Trata-se de relato de experiência sobre a implantação de um sistema informatizado de notificação de incidentes estruturado pela equipe do Núcleo de Segurança do Paciente em um hospital público de Teresina, Piauí. A instituição tem uma média de 1804 internações por mês sendo referencia para alta complexidade de trauma e situações de risco iminente a vida. O instrumento adotado para a notificação corresponde a um formulário eletrônico, anônimo e disponível gratuitamente na intranet (sistema interno) do hospital. Resultados: A construção do formulário surgiu em fevereiro de 2021 em decorrência da necessidade de sistematizar o processo de gerenciamento de riscos e melhorar a adesão dos colaboradores a notificação espontânea. A implantação deu-se em quatro etapas: a primeira etapa consistiu na busca por evidências científicas sobre a exequibilidade do processo juntamente com uma visita técnica a um hospital que havia implantado o serviço. Na segunda etapa, seguiu-se a elaboração do formulário eletrônico e logo após em um terceiro momento, o treinamento das equipes quanto a nova estratégia de notificação. Finalmente na última etapa, o sistema informatizado foi disponibilização em link na intranet e em locais estratégicos do hospital através de Qr code. Destaca-se aumento de 390% na adesão dos colaboradores ao ato de notificar após a adoção da nova estratégia de notificação em um período de dois meses após a implantação do sistema, permanecendo com uma . Conclusão: A adoção de estratégias informatizadas, inovadoras e sem custos possibilitou a sistematização do processo de notificação e melhoria na adesão dos colaboradores confirmado pelo considerado aumento das notificações no período investigado.