Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
O USO DE TECNOLOGIAS COMO AUXÍLIO EM UMA AÇÃO EDUCATIVA SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL
Relatoria:
Bruna Silva Lima
Autores:
- José Lima de Sousa Júnior
- Ellen Lourenço Nascimento
- Isabel Moreira Gomes
- Adryel Vieira Caetano da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) atinge cerca de 36 milhões de indivíduos adultos, contribuindo com 50% das mortes por doenças cardiovasculares. Nessa perspectiva, as tecnologias educacionais são um importante recurso para promover saúde, também auxiliando na relação dos profissionais de saúde com a população, dessa forma, possibilitando a prevenção e o controle da pressão arterial, que terá influência na mudança de hábitos do indivíduo, trazendo qualidade de vida. O objetivo do trabalho foi relatar a experiência do uso das tecnologias no auxílio ao desenvolvimento e execução de uma ação educativa sobre HAS. A metodologia se deu a partir de um estudo de natureza qualitativa do tipo descritivo de experiência sobre as tecnologias utilizadas por integrantes da Liga Acadêmica de Enfermagem Cardiovascular da Universidade Estadual do Ceará (UECE), para a realização de uma atividade de extensão, que se deu através de uma intervenção sobre hipertensão arterial, realizada no corredor central da UECE, no campus do Itaperi, na cidade de Fortaleza. A experiência aconteceu no dia vinte e seis de abril de dois mil e vinte e dois, sendo este o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. O uso das tecnologias contribuiu para a confecção de materiais educativos como: banners, folders e QR code, que foram disponibilizados ao público e auxiliaram no entendimento sobre o conteúdo de HAS. Na ação, também foram utilizados como tecnologias em saúde: estetoscópio e esfigmomanômetro para a verificação da pressão arterial, além de oxímetro para a verificação do pulso e saturação de oxigênio do sangue do público. Como resultados foi observado que a ação desenvolvida oportunizou aos ligantes uma experiência de planejamento e realização de uma atividade de extensão, além da prática em educação e saúde, que é fundamental para a desenvoltura profissional. Foi observado que as tecnologias utilizadas chamaram a atenção do público para participar da atividade. Conclui-se portanto que as tecnologias contribuíram para que a ação se tornasse dinâmica e lúdica a apresentação sobre a HAS, para a comunidade acadêmica. Por fim, evidenciou-se a adesão e participação do público na ação colaborando para que a atividade fosse um sucesso.