LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE ACERCA DA COVID-19 EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA
Relatoria:
Carla Isabel Soares da Silva Melo
Autores:
  • Ana Carollyne Sales Falcão
  • Marilia Braga Marques
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A educação em saúde é entendida como um processo educativo de construção de conhecimentos, que visa à apropriação da temática pela população. Os profissionais de saúde da atenção primária possuem a importante função de promover programas e atividades de educação em saúde, visando à qualidade de vida dos indivíduos e famílias. Para isso, tais ações devem estar integradas e planejadas, direcionadas ao público-alvo que se pretende trabalhar, articuladas por uma equipe multiprofissional e executadas permanentemente, considerando o que os sujeitos precisam e desejam saber para que se promova sua saúde. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma atividade educativa acerca da COVID-19. MÉTODOS: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado por acadêmicas de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará durante as práticas da disciplina de processo de cuidar do adulto na atenção básica junto aos usuários em uma unidade de atenção primária de saúde localizada na cidade de Fortaleza em fevereiro de 2022. Foi utilizado um folder educativo, elaborado a partir de informes e literatura atualizada de fontes oficiais, contendo informações como sintomas, ações preventivas com linguagem simples e didática. RESULTADOS:A estratégia de educação através do folder, criou um ambiente crítico-reflexivo, onde os pacientes puderam tirar suas dúvidas e medos acerca do COVID-19, proporcionando uma troca de aprendizagem entre estudantes e pacientes. A estratégia de educação através do folder, criou um ambiente crítico-reflexivo, onde os pacientes puderam tirar suas dúvidas e medos acerca do COVID-19, proporcionando uma troca de aprendizagem entre estudantes e pacientes. CONCLUSÃO:A ação de educação em saúde com o uso de um folder educativo contribuiu para um melhor entendimento sobre a doença viral COVID-19 , sanando as dúvidas e receios , contribuindo para a promoção da saúde da população assistida na unidade de atenção primária.