Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
REPERCUSSÕES NOS SERVIÇOS DE SAÚDE COM A UTILIZAÇÃO DO LEAN HEALTHCARE
Relatoria:
MARIAH DE SOUZA
Autores:
- PAULA CARLA DE MENESES
- MARIA ANDREIA SILVA RIBEIRO
- VALERIA APARECIDA MASSON
- HELLEN MARIA DE LIMA GRAF FERNANDES
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
Introdução: O Lean Healthcare é uma filosofia de gestão, derivada da Toyota, aplicada à saúde que abrange em seus princípios a redução e/ou eliminação dos desperdícios, além de entregar valor ao cliente, mantendo a segurança e a qualidade satisfatória dos serviços prestados. Dessa forma, o contrário do valor é o desperdício, categorizado em sete mais um: Espera, tempo prolongado em filas para atendimento; Movimentação, deslocamento desnecessário; Estoque, insumos parados que geram prejuízo financeiro; Superprocessamento, operações que existem por processos inadequados; Defeito, erros que resultam em retrabalhos; Transporte, movimentação excessiva de materiais; Superprodução, produção em excesso e oitavo, a não utilização do Talento dos colaboradores. Objetivo: Identificar quais repercussões obtidas nos serviços de saúde que implantaram o Lean Healthcare. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, com buscas feitas na Biblioteca Virtual em Saúde, SciELO, MEDLINE e PubMed, utilizando os descritores “Satisfação do Paciente”, “Gestão da Qualidade Total”, “Gestão da Qualidade” e a palavra-chave “Lean healthcare”, sendo incluídas as publicações dos últimos cinco anos, textos na íntegra nos idiomas espanhol, inglês e português. Os critérios para exclusão abrangeram os editoriais, estudos de revisão, teses, dissertações e estudos que não corresponderam ao tema, resultando um total 47 de artigos e após as exclusões totalizaram 15 artigos. Resultados: A implantação do Lean Healthcare repercute de acordo com o ponto crítico identificado e todos os estudos demonstraram redução de desperdícios, sendo alguns exemplos, um estudo realizado no centro cirúrgico com redução de 31% na espera dos pacientes; um outro achado de redução de 4 horas para 12 minutos na movimentação em uma farmácia; e um outro estudo que avaliou o processo de admissão e tratamento do paciente, obtiveram uma redução de tempo na equipe médica de 175 h e na equipe de enfermagem de 368 h por mês atuando no superprocessamento e defeitos do processo de registros. Conclusão: Nota-se a importante quantidade de desperdícios cotidianos e recorrentes que encontramos nos processos e a necessidade de estratégias para eliminá-los. As repercussões encontradas nos estudos se referem principalmente a otimização de tempo e recursos, fato que corrobora com os princípios elencados pelo Lean Healtchare. Ressaltamos a importância de estudos longitudinais que apresentem a manutenção dos resultados obtidos.