Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PANDEMIA DA COVID-19
Relatoria:
KALYANE KELLY DUARTE DE OLIVEIRA
Autores:
- Maria Valéria Chaves de Lima
- Thainá Jácome Andrade de Lima
- Cândido Nogueira Bessa
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Os métodos lúdicos são uma estratégia para a educação popular em saúde, entre esses citamos as histórias em quadrinhos, as chamadas tirinhas. Embora as tirinhas possam ser utilizadas para contar histórias comuns e apenas entreter, trazem também narrativas associadas a problemáticas sociais e causam forte impacto no leitor. Alguns personagens de tirinhas são famosos por abordarem temas atuais, inclusive relacionados a políticas públicas, é o caso de Mafalda e Calvin. O sucesso destes personagens em transmitir questões importantes tem incentivado a saúde a inserir em seus métodos educativos as tirinhas. Objetivo: relatar a experiência de construção de tirinhas educativas sobre saúde e higiene durante a pandemia da Covid-19. Metodologia: trata-se de um relato de experiência a partir da vivência com alunos do 9ª ano de uma escola de Ensino Fundamental. A atividade foi desenvolvida durante as disciplinas de Artes e Língua Portuguesa que propuseram uma parceria com acadêmicos do curso de Enfermagem para construção de materiais educativos que pudessem ser didáticos e interativos para orientar os alunos quanto a medidas de higiene e prevenção de infecções como a Covid-19. Em concordância com os professores e alunos foram construídas tirinhas educativas. O material base foi a nota técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020 e o Protocolo de Higiene das Mãos da ANVISA. O estudo não expôs a participação direta de seres humanos, assim não precisou de aprovação do comitê de ética. Resultados: a primeira tirinha apresentou o que causa a Covid-19, de forma cômica trouxe o nome popular da doença, o agente etiológico, data e local de surgimento e seu potencial de contágio. O cenário apresentado na tirinha simula uma entrevista de televisão com o próprio vírus. A segunda tirinha apresenta a necessidade de lavar constantemente as mãos como uma medida que elimina o desenvolvimento de infecção não só pelo coronavírus, mas também de outros microrganismos. Conclusão: os resultados positivos desta experiência despontam para que este gênero literário seja mais empregado em atividades de educação em saúde nas comunidades. Como podem ser adaptadas para vários públicos e meios de comunicação, as tirinhas cumprem o papel de transmitir, de forma simples e direta, informações importantes.