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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
A MONITORIA COMO TECNOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS
Relatoria:
Kalyne Patrícia De Macêdo Rocha
Autores:
  • Daísy Vieira de Araújo
  • Evellyn Katiúska de Medeiros e Silva
  • Julia Rebeca Torres de Medeiros
  • Larissa Rafaelly Pereira Lima
  • Sara Litieri de Araújo Clemente
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A formação do enfermeiro deve ser diferenciada e fundamentada em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, a monitoria contribui para a formação de um enfermeiro crítico, reflexivo, questionador e criativo, capaz de aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e das futuras gerações. OBJETIVO: Relatar a experiência de discentes, do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, como monitoras do projeto de ensino, "Promovendo qualidade no ensino-aprendizagem da Enfermagem na FACISA/UFRN". METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por discentes-monitoras, vinculadas à disciplina de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem. RESULTADOS: As atividades de monitoria ocorreram no período de abril a junho de 2022. Foram desenvolvidas seguindo um cronograma elaborado pelas monitoras e validado pela coordenadora do projeto. Tais atividades ocorreram de segunda à quinta, à noite, no Laboratório de Habilidades em Enfermagem; diuturnamente nas atividades práticas nos serviços de saúde de Santa Cruz-RN e na produção de material instrucional, totalizando uma carga horária semanal de 12h. No laboratório, as discentes-monitoras programaram atividades teórico-práticas, a partir de metodologias ativas de ensino, como estudo de caso, simulação, gincanas, utilizando materiais, equipamentos e simuladores. Nos serviços de saúde, acompanharam as professoras e os alunos nas atividades práticas da Enfermagem, orientando e apoiando o aluno no cotidiano da profissão. No tocante aos materiais instrucionais, estão sendo produzidos, e-book- avaliação física do adulto, glossário de termos em saúde e postagens com conteúdos relacionados à disciplina para o instagram do projeto. Com o desenvolvimento da monitoria foi possível criar um ambiente favorável à aprendizagem significativa dos discentes; oferecer a possibilidade de rever técnicas e procedimentos, assim como de adquirir maior habilidade antes de executar o cuidado junto ao paciente, além de despertar no discente-monitor o interesse pela docência. CONCLUSÃO: O cotidiano da monitoria contribuiu para inovar o processo de ensino-aprendizagem em Enfermagem. Para as discentes-monitoras favoreceu um olhar solidário ao monitorando, agregou habilidades de gestão do tempo, trabalho em equipe, resolução de conflitos e aprimoramento das técnicas do cuidar.