LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: ATUAÇÃO DOS LIGANTES DE EMERGÊNCIA NO ENSINO
Relatoria:
RODRIGO DA SILVA NUNES
Autores:
  • Ana Beatriz Frota Lima Rodrigues
  • Sintia Valéria do nascimento Pereira
  • Francisco Mayron Morais Soares
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Primeiros Socorros pode ser compreendido como ações realizadas ainda no lugar do acidente. Nesse contexto, a Liga Acadêmica é uma atividade extracurricular que contribui com comunidade por meio de ensinamento de técnicas e manobras, assim possibilitando aos leigos salvar vidas. OBJETIVO: Relatar as experiências dos ligantes nas práticas educativas em primeiros socorros para professores e funcionários. METODOLOGIA: O presente estudo descreve o relato de experiência da atividade de extensão sobre Primeiros Socorros, realizada no dia 27 de fevereiro de 2022 pela Liga da Integração de Urgência e Emergência, com o público alvo os professores e funcionários do colégio E.E.B. Alonso Pinto de Castro do município de Itapipoca, Ceará. O treinamento foi organizado em etapas: primeira etapa uma aula teórica, segunda etapa simulação e terceira etapa práticas. RESULTADOS: Na primeira etapa foram discorridos sobre os temas: Obstrução de vias aéreas por corpo estranho na criança, no adulto, gestante e obeso em aspectos da vítima consciente e inconsciente. Hemorragias Externa e Interna e Parada Cardiorrespiratória abrangendo classificações e manejos de cada temática. Na segunda etapa foi realizado simulação de cada assunto abordado, contextualizando com situações do cotidiano incentivando a interação dos participantes. Na terceira etapa foi executado treinamento prático, possibilitando aos professores e funcionários realizar as manobras técnicas para desobstrução das vias aéreas, contensão de hemorragias e as compressões torácicas para reanimação cardiopulmonar, evidenciando a importância do ensino teórico, associado com pratica que corroborar para uma maior compressão do público. CONCLUSÃO: Portanto, o treinamento possibilitou uma capacitação dos professores e funcionários para situação de emergências do dia a dia que pode acontece em locais de trabalho e lazer contribuindo para salvamento de vidas.