LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
ENSINO E TREINAMENTO DO SUPORTE BÁSICO DE VIDA NAS ESCOLAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Pedro Henrique Azevedo dos Santos
Autores:
  • Maria de Fátima Santos de Medeiros
  • Alane Aparecida da Silva Xavier
  • Maria Isabel da Conceição Dias Fernandes
  • Wesley Twisley Soares Rocha
  • Pedro Luiz de Medeiros Nunes Fernandes
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O ambiente extra-hospitalar é alvo cotidianamente de intercorrências clínicas que necessitam de ações rápidas e eficazes, como a Parada Cardiorrespiratória, sendo o cidadão comum o primeiro a se deparar com este tipo de emergência. No entanto, observa-se que a maioria desses indivíduos não têm instrução adequada para proceder diante de uma vítima em Parada Cardiorrespiratória. Nessa perspectiva, o projeto de extensão sobre o ensino das manobras de Suporte Básico de Vida nas escolas, treinou os estudantes de modo a instrumentalizá-los com o conhecimento necessário na vigência de um mal súbito. OBJETIVO: Relatar a experiência de graduandos do curso de Enfermagem da UERN/Caicó no projeto de extensão Ensino e Treinamento do Suporte Básico de Vida nas Escolas. MÉTODO: O projeto contou com a participação de nove discentes e três docentes do curso de Enfermagem da UERN. A população alvo da proposta de extensão foram os estudantes do ensino médio de escolas estaduais do município de Caicó/RN. Para a realização do projeto quatro escolas estaduais foram convidadas a participar, onde foram desempenhadas atividades educativas sobre medidas de Suporte Básico de Vida. Além disso, os graduandos foram previamente capacitados e, em seguida foi realizado um planejamento das atividades com confecção dos materiais a serem utilizados nas ações. RESULTADOS: Os encontros decorreram mediante a execução de cinco momentos: 1. um vídeo com simulação e dinâmica de avaliação prévia do conhecimento a partir de jogo educativo; 2. exposição em slides sobre o reconhecimento de uma Parada Cardiorrespiratória e as medidas de suporte básico de vida; 3. demonstração da reanimação cardiopulmonar em manequim pelos graduandos de Enfermagem; 4. execução das manobras pelos estudantes em manequim; 5. uma avaliação do conhecimento o11btido a partir de jogo educativo (quebra-cabeça), que permitiu fazer o comparativo de conhecimento antes e depois da ação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desse modo, foi possível educar os estudantes acerca de, como agir em casos de Parada Cardiorrespiratória, tornando-os aptos a prestar o primeiro socorro. A execução de atividades socioeducativas voltadas para noções do suporte básico de vida é de grande valor social, uma vez que tais ações impactam diretamente na sobrevida de vítimas de Parada Cardiorrespiratória em ambiente extra hospitalar. Nesse sentido, se cumpre o papel da extensão universitária de aproximação e devolução para com a sociedade.