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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
SIMULAÇÃO CLÍNICA PARA O ENSINO DA CONSULTA DE ENFERMAGEM: ETAPA DE DEBRIEFING
Relatoria:
Bianca Bueno Paz
Autores:
  • Bruna Karen Cavalcante Fernandes
  • Iara Regina Silva Pinto
  • Jéssica de Menezes Nogueira
  • Angelina Monteiro Furtado
  • Jorge Wilker Bezerra Clares
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O debriefing, considerado a última fase da simulação clínica, é voltado aos esclarecimentos do cenário simulado, devendo ser planejado e direcionado para o desenvolvimento do pensamento cri?tico e reflexivo dos participantes. Tal compreensão motivou a elaboração de perguntas norteadoras que podem ser utilizadas por docentes nas simulações para o ensino da consulta de enfermagem, especificamente, na etapa de debriefing. OBJETIVO: Relatar a experiência da identificação de perguntas norteadoras para serem utilizadas em simulação clínica para o ensino da consulta de enfermagem, na etapa de debriefing. METODOLOGIA: Relato de experiência sobre a identificação e utilização de perguntas norteadoras, na etapa de debriefing durante simulações clínicas para o ensino da consulta de enfermagem a acadêmicos de enfermagem da disciplina de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, em março de 2022. As perguntas norteadoras foram identificadas pelos autores deste estudo a partir da consulta ao Manual de Simulac?a?o Cli?nica para Profissionais de Enfermagem, elaborado pelo COREN-SP e adaptadas para o cenário da simulação de uma consulta de enfermagem a um idoso domiciliado. RESULTADOS: As perguntas norteadoras utilizadas foram: 1) Alguma reação inicial? Como estão se sentindo? 2) Poderia fazer um rápido resumo do caso? 3) Gostaria de passar um tempo falando sobre os Diagnósticos, Resultados e Intervenções de Enfermagem (DE, RE e IE) elaborados para o idoso, pois percebi uma certa dificuldade na precisão desta elaboração. O que vocês acharam do desempenho de vocês em relação isso? 4) Essa foi uma boa discussão. Alguém tem algum comentário adicional relacionado aos DE, RE e IE elaborados para o idoso? 5) Que lições vocês levam para sua prática? As principais lições para esse caso foram: quanto mais dados coletados, melhor será a acurácia do DE; quanto mais familiaridade com as terminologias de enfermagem, mais rápida será a elaboração dos DE, RE e IE; organize os dados do paciente de modo a facilitar a visualização dos problemas de enfermagem e consequentemente, facilitar a elaboração dos DE; quanto mais acurado for o DE prioritário, mais efetivas serão as IE. CONCLUSÃO: A utilização das perguntas norteadoras no debriefing facilitou a condução da discussão do desempenho dos acadêmicos pela docente.