Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
Educação em saúde como forma inovadora de cuidado com gestantes: relato de experiência
Relatoria:
Ingrid Maria Ibiapina Paulino
Autores:
- Luiza Rayane Lima Sampaio
- Rosângela Souza Cavalcante
- Lucas Emanoel Gomes Costa
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entende-se como Educação em Saúde a combinação de ações e experiências de aprendizado planejado com o intuito de habilitar as pessoas a obterem conhecimento sobre fatores determinantes e comportamentos de saúde. A gravidez é um período sensível em que há modificações no corpo da mãe e pode haver complicações. A partir disso, se torna importante proporcionar momentos e ações de educação em saúde voltadas para o conhecimento. Objetivos: Descrever a experiência de acadêmicos de Enfermagem desenvolvendo ações de educação em saúde em Unidades Básicas de Saúde. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvidos por acadêmicos de enfermagem da Faculdade Princesa do Oeste, em unidades básicas de saúde Venâncios e Fátima I na microrregião dos Sertões de Crateús, no Ceará. As ações foram realizadas a partir de temas voltados para a gestação, buscando a promoção da saúde e o autocuidado. A ação esteve voltada especificamente para gestantes acompanhadas pelas unidades. Resultados: As ações de educação em saúde foram realizadas com o intuito de esclarecer a importância do cuidado com a saúde na gestação, deixando as gestantes à vontade para tirarem suas dúvidas. No momento discorreu-se sobre temas importantes como a importância da alimentação saudável, a prática da atividade física, cuidados com o RN, produtos industrializados e as mudanças no corpo durante a gestação, e logo após eram feitas dinâmicas com as pacientes, como por exemplo, uma dinâmica explicando o malefício de produtos industrializados e mostrando a quantidade de açúcar que continha em cada produto. Além disso, uma das gestantes presentes enfatizou o quanto não tinha conhecimento sobre a quantidade de açúcar em cada produto e que não teria mais uma má alimentação. Conclusão: Desse modo, as ações de educação em saúde desenvolvidas nas UBS se mostraram uma estratégia eficaz para que os acadêmicos pudessem esclarecer as dúvidas a respeito da gestação, buscando o melhor entendimento do grupo de gestantes presentes. A educação em saúde tem sido uma forma inovadora de se ter conhecimento e compartilhar. Tornou-se necessário destacar que a inclusão dos acadêmicos de Enfermagem em educações em saúde como essas são de extrema importância, para disseminarem conhecimentos entre a comunidade acolhida pelas unidades básicas de saúde. Essas ações são experiências enriquecedoras que necessitam de sensibilidade para incluir a comunidade.