Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
Gestão do cuidado como linha de cuidado para o HAS e DM na Estratégia Saúde da Família: relato de experiência.
Relatoria:
Marta Lucia Souto da Silva
Autores:
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A gestão do cuidado na Estratégia Saúde da Família é um espaço assegurado e destinado na agenda do profissional enfermeiro em conjunto com os Agentes Comunitário de Saúde (ACS) para que seja detectado necessidades de alinhamentos, através dos dados evidenciados durante a avaliação dos prontuários, promovendo assim, ações para melhoria do acesso e assistência de acordo com os princípios do SUS. Devido aos indicadores que as equipes precisam responder a gestão para avaliação do acesso, linha de cuidado para gestantes, menores de 2 anos e tuberculose já é algo da prática na ESF. porém a equipe percebeu a necessidade do acompanhamento mais sistemático e incorporar as etapas da gestão para os pacientes HAS e DM do território. Objetivo: Relatar a experiência de uma enfermeira da Atenção Primária a Saúde (APS), na Estratégia Saúde da Família (ESF) ao incluir a gestão do cuidado de pacientes com essas comorbidades, através da avaliação por micro área de sua equipe. Métodos: Descritivo do tipo relato de experiência na APS dentro da ESF. Resultados: A gestão do cuidado para menores de anos, gestantes e pacientes com Tuberculose já é uma prática mensal, quando levantou-se a necessidade da equipe realizar também para os pacientes HAS e DM, foi possível após o levantamento da última consulta, realização ou não, da estratificação do risco cardiovascular (RCV), avaliação pé diabético ou não, ou seja, através dos dados e a situação encontrada, ofertar acesso a esses pacientes e construir ações futuras, mesmo no momento de pandemia em conjunto com a equipe multidisciplinar. Considerações Finais: A gestão do cuidado pode ser considerada um momento educativo para os ACS, de construção coletiva dos conhecimentos, desta forma, os ACS participando destes momentos terão mais propriedade para enfatizar os cuidados necessários aos seus cadastrados, durante as visitas domiciliares e contribuirão também divulgação da cartela de serviços que a unidade oferta.