Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
A REPERCUSSÃO DO INTERNATO PARA REDUÇÃO DA SÍNDROME BURNOUT NA EQUIPE DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Thamires Pereira Antunes
Autores:
- Sabrina Cardoso Magalhães
- Andressa da Cruz Almeida Sales
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Síndrome Burnout, é conhecida como o esgotamento profissional, caracterizado pelo sentimento de fracasso e exaustão, tendo como principal causa o desgaste excessivo das energias e recursos, devido a prática laboral sendo vinculado a uma exposição contínua a estressores emocionais e interpessoais do trabalho. Nesse sentindo, a equipe de enfermagem da Atenção Primária à Saúde (APS), não se isentaram do desenvolvimento dessa síndrome, visto que é a profissão que desenvolve seu trabalho por meio da assistência aos pacientes e familiares, fazendo cargas horárias em demasia o que pode depreciar a qualidade da assistência prestada. Objetivo: Analisar a relevância do Internato na Estratégia Saúde da Família na redução da Síndrome de Burnout na Equipe de Enfermagem. Métodos: Trata-se de um relato de experiência acerca da assistência prestada pelas acadêmicas do 7° Período de Enfermagem das Faculdades Santo Agostinho, em prol da redução da sobrecarga dos profissionais da enfermagem que prestam serviço na ESF Independência II, em Montes Claros-MG. Resultados: A equipe de enfermagem da APS, depara-se com uma série de limitações ao seu serviço, tais como equipes insuficientes para atender à demanda dos usuários, salários baixos, sobrecarga de atendimento, inadequação da estrutura física da unidade, conflitos com outros membros da equipe, usuários e avaliação caracterizada pela produtividade. Dessa forma, o profissional de enfermagem é embargado pelo estresse devido à sobrecarga de trabalho. Nesse contexto, com a inserção do acadêmico de enfermagem na unidade, há uma redução da redução da sobrecarga de trabalho, pois a assistência e procedimentos são redistribuídos. Ademais, com a presença do acadêmico há uma maior discussão e desabafo sobre as condições de trabalho provocado a diminuição do estresse além do compartilhamento dos sentimentos. Conclusão: Portanto, concluir-se, que a presença do acadêmico de enfermagem auxiliam a diminuir o estresse, a exaustão e a sobrecarga de trabalho da equipe de enfermagem pois os serviços são divididos atendendo a demanda dos usuários, juntamente a isso, a conversa e partilha dos sentimentos vivenciados todos os dias.