LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
Consulta de Enfermagem: uma prática que começa em sala de aula
Relatoria:
Thiago Campos Parducci
Autores:
  • Felipe Gustavo Vieira Ruivo
  • Olivia Beloto da Silva
  • Fernando Ferraz Machado
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A consulta de enfermagem é uma atividade privativa do enfermeiro, onde são identificados problemas de saúde e condutas de enfermagem que a promoção, proteção, recuperação ou reabilitação do paciente podem ser realizadas. Os estudos sobre consulta de enfermagem abordam resultados eficientes e reforçam ainda mais a importância e significado desta atividade tanto para o profissional que a executa, como para o cliente que a ela é submetido. Cabe destacar que a consulta de enfermagem aumenta a autonomia profissional, através do embasamento legal e científico que a mesma tem proporcionado, facilitando a construção de novos saberes e produção de novos conhecimentos, favorecendo o cliente e o sistema de saúde como um todo, principalmente quando essa prática é estimulada durante a graduação. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi permitir que alunos de graduação de enfermagem, através de metodologia ativa e resolução de problemas criassem estratégias de criação de instrumentos para a consulta de enfermagem. Para tal, alunos do 1o, 2o e 6o semestres do Curso de Graduação de Enfermagem fizeram um levantamento bibliográfico através das resoluções do COFEN 256/2001, 0567/2018 e a leia no 7498 de 25 de junho de 1986 e criaram instrumentos digitais para a realização de consultas de enfermagem, com todas as etapas da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Quando os alunos são motivados a participar de ações em sala de aula e, quando essas são despertadas pelo conhecimento adquirido através da relação docente-aluno, as condutas profissionais de enfermagem irradiam para fora do âmbito educacional, ou seja, permitem que as habilidades técnico-científicas praticadas em sala possam ser mais adequadas para a demanda do cliente, favorece a formação de profissionais melhor preparados para o mercado de trabalho e melhorando a qualidade do atendimento.