Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
O CUIDADO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM SÍNDROME NEFRÍTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONÇA
Autores:
- Aldo Jacó Morais Silva
- Elielton Arquimedes de Oliveira Silva
- Maria Rita do Nascimento Maciel
- Maria Vitória Pereira Fernandes Campos
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A síndrome nefrítica é uma doença do tipo glomerular, ou seja, afeta os glomérulos renais, que são estruturas responsáveis pela filtração do sangue, provocando deterioração da função renal do paciente. A síndrome nefrítica, geralmente evolui para injúria renal aguda, necessidade de hospitalização e terapia de substituição da função renal. Diante dessa problemática cabe ao Enfermeiro ofertar cuidados que permitam a optimização das respostas humanas e a recuperação da saúde. Objetivos: Relatar a experiência do cuidado de Enfermagem a um paciente com síndrome nefrítica que evolui com injúria renal aguda. Métodos: Relato de experiência do cuidado de Enfermagem a um paciente com síndrome nefrítica, realizado em maio de 2022 por discentes do quinto período do curso de graduação em Enfermagem, durante o desenvolvimento da disciplina de Enfermagem Clínica e Cirúrgica. Para a coleta de dados foram utilizados roteiros de anamnese e exame físico disponibilizados pela disciplina, e desenvolvido o plano de cuidados com base na taxonomia NANDA-I. Resultados: Foram elencados os seguintes diagnósticos de risco: risco de infecção, risco de desequilíbrio eletrolítico, risco para desenvolvimento de lesão por pressão e risco para ocorrência de queda. E, como diagnóstico real: volume excessivo de líquidos. Conclusão: A experiência de cuidar de um paciente de síndrome nefrítica foi enriquecedora, além de permitir o aprimoramento dos conhecimentos das áreas de semiologia e semiotécnica, permitiu o aprofundamento nas particularidades do sistema urinário e no papel fundamental dos rins para o funcionamento do organismo. Também contribuiu para o desenvolvimento do senso crítico e raciocínio clínico dos discentes.