Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: DIFUNDINDO CONHECIMENTO SOBRE HIV E AIDS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE BELÉM DO PARÁ
Relatoria:
Pedro Paulo Santos Nunes
Autores:
- Maria Eduarda de Araújo Moraes
- Douglas Tiago da Silva Monteiro
- Jefferson de Carvalho Braga
- Amanda Gabriela Travassos Rocha
- Elyade Nelly Pires Rocha Camacho
- Milena Silva Simas
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O HIV (Human Immunodeficiency Virus) ataca o sistema imunológico através da destruição dos linfócitos TCD4, abrindo espaço para doenças oportunistas que se aproveitam da fragilidade do sistema de defesa do corpo. A transmissão do HIV/aids ocorre principalmente por via sexual e compartilhamento de instrumentos perfurocortantes. O diagnóstico pode ser feito através do teste rápido ou exames laboratoriais, disponíveis nos postos de saúde. Objetivo: Conscientizar sobre a importância da prevenção do HIV/aids. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, de acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Pará, advindo da realização de atividades de educação em saúde em uma Unidade Municipal (UMS) de Saúde da cidade de Belém, no estado do Pará, por intermédio de ações realizadas na atividade curricular de microbiologia, no segundo período de 2019. A UMS em questão está situada no bairro com maior densidade demográfica do município de Belém e possui altos índices de notificação de doenças negligenciadas, como tuberculose, hanseníase e IST’s. Optou-se por abordar o HIV/aids com usuários presentes na sala de espera da unidade, informando-lhes o conceito, forma de contágio, controle e prevenção da doença. A equipe usou como recurso tecnológico de educação um cartaz informativo com ilustrações aludindo aos tópicos explorados, além disso, uma dinâmica por meio da utilização de copos de plástico, chá de repolho roxo, vinagre e água, buscando ilustrar de maneira lúdica como ocorre o contágio. Foram dispostos quatro copos, três contendo água e um contendo vinagre. O vinagre representando o indivíduo com HIV e a água o não contaminado com o vírus, o chá de repolho roxo com as substâncias nos copos faz com que a coloração altere, indicando ou não a contaminação. O chá com o vinagre gera uma coloração rosada, indicando a contaminação, já com a água, gera uma coloração azulada, indicando a não contaminação. Resultados: Após a apresentação, emergiram relatos, dúvidas, além do compartilhamento de ideias e experiências. Ao final das apresentações a equipe recebeu elogios dos usuários pela maneira com que o assunto foi exposto. Conclusão: O trabalho exposto, acerca da educação em saúde, buscou formas de enriquecer o conhecimento do público alvo. E a realização desta atividade educativa é de notável importância para a formação do enfermeiro, e uma ferramenta importante a fim de conscientizar a comunidade sobre a doença.