Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
Nutrição para Enfermagem: Ensino aprendizagem mediado por mídias digitais
Relatoria:
Lucas Lima da Silva
Autores:
- Carolina Vilela Santos da Silva
- Jonathan Costa Freire
- Maria Eduarda Alves Heringer
- Janaina Luiza dos Santos
- Kamile Santos Siqueira Gevú
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O avanço tecnológico pós pandêmico trouxe consigo muitos benefícios no que diz respeito ao acesso à informação, propiciando uma ressignificação de como realizamos a busca por conhecimento. Sendo assim, a utilização das mídias digitais tem sido amplificada, possibilitando uma inserção da mesma no processo de ensino. O objetivo do presente trabalho é aplicar o uso de mídias digitais e website no processo de ensino e aprendizagem de nutrição para a enfermagem. A metodologia aplicada ao estudo contemplou a inserção de conteúdos, através de mídias digitais, no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de fundamentos nutricionais para o cuidado com a saúde, ministrada para o quinto período da graduação em enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Uma conta no instagram (@nutri.acao.uff) e um website (https://nutricaoemacaouff.wixsite.com/nutricaoemacaouff), já criados para esse fim e para contemplar também um projeto de extensão na área, foi divulgada para os alunos de graduação. O uso dessas mídias digitais foi incentivado pelos docentes e monitores da disciplina. O conteúdo programático da cadeira ministrada foi todo abordado, de forma complementar, através de postagens editados de forma lúdica e com ilustrações. Adicionalmente, uma interação entre o instagram e site foi incentivada sendo inserido no instagram o link do site, o qual também contém postagens sobre conteúdos da disciplina, incluindo de forma complementar listas de orientações nutricionais, manuais e guias do ministério da saúde. Como resultado efetivo do presente trabalho foi observado que a interação com as mídias digitais e o ensino do conteúdo da disciplina foi muito aceito e bem recepcionado pelos discentes que cursaram a referida cadeira ministrada para a graduação de Enfermagem. O acesso à rede social Instagram foi recepcionado por quase 100% dos alunos, os quais se mantiveram como seguidores mesmo após finalizada a disciplina. O website foi muito útil, principalmente, nos conteúdos bibliográficos, já que o mesmo possibilita de forma mais acessível anexar arquivos. Conclui-se que é extremamente relevante a inserção de novos meios de comunicação para educação em enfermagem, através da utilização das mídias digitais, tendo em vista que as mesmas possuem uma forma descomplicada de acesso, por serem amplamente utilizados no dia a dia como meio de entretenimento.