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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
PROPOSTA DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DE AMBULATÓRIO MULTIPROFISSIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA
Relatoria:
Karolyne Joana Malcher Freire
Autores:
  • Aline da Rocha Neves
  • Bruna Silveira Lemos de Souza
  • Eviny Sayuri Trindade Okada
  • Jonas Macedo Conceição
  • Bruna Rafaela Leite Dias
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A instituição universitária tem se revelado como potencializadora do processo de adoecimento de estudantes, repercutindo em ansiedade, depressão, má qualidade do sono, doenças cardiovasculares, aumento do consumo de álcool e outras drogas, maus hábitos alimentares, vulnerabilidade sexual, entre outros. Outrossim, as causas mais comuns de adoecimento dos servidores de instituições de ensino foram do sistema osteomuscular e os transtornos mentais/depressão, podendo estar associadas ao ambiente em que estão inseridos. Acredita-se que essa problemática tem relação direta com a qualidade de vida e a partir disso, é necessário criar mecanismos de suporte que instrumentalizem a comunidade acadêmica para o enfrentamento das inúmeras situações penosas que vivenciam no processo de sua formação/trabalho. OBJETIVOS: Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem ao proporem a institucionalização de ambulatório multiprofissional em uma instituição universitária. METODOLOGIA: Caracteriza-se como estudo do tipo qualitativo, extraído do estágio curricular de seis acadêmicos da 5ª série do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA), realizado no período de 25 de maio a 17 de junho de 2022. Os dados relatados correspondem à experiência dos estudantes durante a construção de atividade avaliativa da diretriz “Gestão e Gerência em Saúde e em Enfermagem” do Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva. RESULTADOS: O desenvolvimento da proposta de institucionalização, pelos acadêmicos de enfermagem, oportunizou vivenciar e conhecer a prática gerencial do enfermeiro, possibilitando o conhecimento e a utilização de ferramentas e estratégias de gestão em saúde e, consequentemente, habilidades gerenciais. CONCLUSÃO: O estudo contribuiu para o crescimento profissional e pessoal, posta a necessidade de intervir sobre problemáticas reais, assim como para fortalecer a visão de que o Enfermeiro pode e deve trazer consigo o domínio do conhecimento e de habilidades gerenciais de enfermagem.