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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA NO ENSINO EM SAÚDE: IMPLANTANDO O SISTEMA DE MANCHESTER NUMA URGÊNCIA PEDIÁTRICA
Relatoria:
LARYSSA KAROLYNE DA COSTA DANTAS
Autores:
  • MARIA DIANE BRAGA DANTAS MONTEIRO
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Política Nacional de Humanização traz como primeiro objetivo a redução das filas e do tempo de espera dos usuários com a ampliação do acesso e atendimento acolhedor e resolutivo baseados em critérios de risco. O Sistema Manchester é um protocolo de classificação de risco utilizado na organização de grandes serviços de urgências no mundo, baseando-se em fluxogramas clínicos, culminando com a atribuição rápida de uma prioridade ao paciente. OBJETIVO: Descrever a utilização de metodologia problematizadora para um treinamento da equipe de enfermagem de um serviço de urgência pediátrico na implantação do Sistema Manchester no Acolhimento com Classificação de Risco Pediátrico da instituição. METODOLOGIA: O estudo consiste em um relato de experiência, de caráter descritivo, que aborda a vivência de uma enfermeira no emprego de metodologia problematizadora na instrução da equipe de enfermagem para a implantação do Sistema Manchester para o Acolhimento com Classificação de Risco Pediátrico do Hospital do Seridó, situado em Caicó-RN. A atividade foi realizada no dia 24 de março de 2022. RESULTADOS: Na ocasião, realizamos uma atividade de educação em saúde utilizando como metodologia problematizadora “estudos de casos”, demonstrando situações frequentemente encontradas nos serviços de urgência pediátricos pelos profissionais de saúde na classificação de risco, objetivando o desenvolvimento crítico-reflexivo desses profissionais sobre a classificação de risco dos pacientes empregando o Protocolo de Manchester. As prioridades clínicas foram definidas, durante a atividade, na prática e de forma coletiva entre os participantes de forma oral. A partir disso, realizamos a leitura coletiva de alguns fluxogramas selecionados nos estudos de caso para apresentação, de forma integral, para os participantes. O treinamento ocorreu no auditório do Hospital do Seridó, para os enfermeiros coordenadores, assistenciais, residentes e técnicos de enfermagem que atuam no Pronto-Socorro Pediátrico da instituição. CONCLUSÃO: Na vivência, observamos o interesse dos profissionais de enfermagem sobre o tema, e que a utilização da metodologia da problematização propiciou envolvimento dos participantes nas discussões, com argumentações pertinentes, relatando dúvidas e trazendo experiências pessoais que enriqueceram o momento.