Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO EM ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA COVID-19
Relatoria:
Bianca Fernandes Marcelino
Autores:
- Gerliane Filgueira Leite
- Kauanny Vitória dos Santos
- Matheus Rodrigues de Souza
- Myllena Farias Gomes
- Woneska Rodrigues Pinheiro
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Em março de 2020, com a pandemia declarada, o MEC através da portaria de n° 343 autorizou a substituição das aulas presenciais pelo ensino remoto emergencial através dos meios digitais, sendo um desafio para a formação em enfermagem, tendo em vista que o curso é baseado em aulas teórico-práticas. No entanto, o uso das tecnologias da informação foi essencial para a continuidade do ensino. Objetivou se com o estudo, identificar as principais tecnologias da informação utilizadas no processo de ensino e aprendizagem aos alunos de enfermagem no contexto da COVID-19. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada por meio da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas seguintes bases de dados: MEDLINE, LILACS e BDENF. O levantamento dos dados ocorreu em junho de 2022, utilizando os Descritores em Ciências da Saúde (DEC’S): “Estudantes de enfermagem”, “Tecnologias” e “COVID-19” interligados pelo operador Booleano “AND”. Foram encontrados 85 artigos, os quais foram submetidos às filtragens, tendo como critérios de inclusão: artigos completos, estudos em idiomas inglês, espanhol e português e com recorte temporal dos últimos cinco anos, os critérios de exclusão foram: revisões da literatura e artigos que não atendiam à temática. Totalizando 37 estudos, dos quais oito artigos atendiam ao objetivo do estudo. A partir da leitura dos estudos, foi possível estabelecer os seguintes achados: em meio ao período de pandemia, foram elaboradas estratégias de ensino para dar continuidade à graduação em enfermagem, entre as estratégias utilizadas encontram-se as Tecnologias da Comunicação da Informação (TIC) que são recursos tecnológicos que auxiliam na comunicação, como por exemplo: computadores, smartphones, softwares e jogos eletrônicos, essas ferramentas permitiu que os estudantes e professores se comunicassem e dessem continuidade ao conhecimento mesmo a distância, através das plataformas Moodle, Hangouts Meet e o Google Forms. A pandemia da COVID-19 impôs barreiras à aprendizagem, exigindo uma transição rápida que atendesse a comunidade acadêmica de forma efetiva, dessa forma, a necessidade de se estabelecer novas estratégias de estudos por meio das TIC’s foram imprescindíveis nesse processo de adaptação. Assim as tecnologias que foram utilizadas no período remoto foram, os computadores, smarthphones e tabletes, integrados as plataformas digitas como: Google Meet, Google Forms, Classroom e demais ferramentas.