LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
Humanização em tempos de Pandemia: Como utilizar o Lúdico no Ambiente Hospitalar Pediátrico
Relatoria:
Bruna Silveira Lemos de Souza
Autores:
  • Andrea dos Santos Mendes Gomes
  • Ana Carolina Campos Correa
  • Caroline Martin Melo
  • Priscila Rodrigues Tavares
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A criança hospitalizada tem uma interrupção abrupta de suas práticas cotidianas, pois estará inserida em um ambiente que proporciona uma experiência emocionalmente estressante e angustiante, expondo o seu corpo a procedimentos invasivos que ocasionam dor, medo, redução da autoconfiança e autoestima. Sendo assim, a inserção de ações humanizadas como músicas, contos e jogos, despertará na criança o desejo de brincar e socializar, tornando-a mais autônoma e criando sua própria personalidade. OBJETIVOS: Descrever a vivência de quatro acadêmicas de enfermagem durante as aulas práticas da disciplina de Enfermagem em Pediatria. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, referente à vivência de acadêmicas de enfermagem durante as aulas práticas da disciplina de Pediatria em um hospital público materno-infantil de referência, localizado na cidade de Belém (PA), no período de 12 a 19 de fevereiro de 2021. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A hospitalização é uma experiencia muitas vezes difícil e dolorosa e nem sempre o ambiente hospitalar consegue ser “amigável”. Nesse sentido, a ludicidade é uma ferramenta fundamental para alcançar a humanização da assistência em saúde e principalmente no ambiente hospitalar pediátrico, trazendo diversos benefícios, como redução do estresse. CONCLUSÃO: A partir desse estudo, espera-se auxiliar os profissionais de saúde com novos meios de acolhimento e vínculo com as crianças internadas, visto que o psicológico dos usuários e seus familiares, acaba sendo afetado. Nessa perspectiva, será possível amenizar a insegurança e garantir um atendimento de qualidade que preconiza a integralidade do cuidado.