LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
HABILIDADES SOCIAIS PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM À LUZ DE OREM E WATSON
Relatoria:
Niquelen Bianca Miller França
Autores:
  • Rômulo Gimenez dos Santos Neves Ferreira
  • Carolina Sad Tulio
  • Wenry Core de Souza Brito Beliani
  • Thaynara Coelho Mendes
  • Daniela Oliveira Pereira de Medeiros
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Os acadêmicos de Enfermagem podem experienciar a perda do sentido da vida, diante do imediatismo e reducionismo contemporâneo. Objetivo geral: Ampliar e desenvolver as habilidades sociais (HS) dos acadêmicos para uma vida com sentido à luz das teorias do autocuidado e do cuidado transpessoal. Objetivos específicos: Dissertar sobre a relevância das habilidades sociais, as questões sociais e éticas para uma vida com sentido. Promover autonomia, aprendizagem de técnicas, pesquisa científica e métodos sobre habilidades sociais. Relacionar as habilidades sociais com as práticas de Enfermagem à luz das teorias de Enfermagem. De acordo com Frankl o sentido da vida sempre muda, mas não deixa de existir e pode ser recuperado de três maneiras diferentes: ao criar um emprego ou ato, ao tentar algo ou ao conhecer alguém. As teorias de Enfermagem são relevantes para os acadêmicos mobilizarem suas habilidades sociais para uma vida com sentido. Neste sentido, o projeto apresenta originalidade e relevância social, com um objeto de estudo guiado na ampliação do desenvolvimento das habilidades sociais dos acadêmicos de Enfermagem. Assim, Del Prette, Del Prette apresentam uma classificação mais ampliada das potencialidades cognitivas, que se organiza em uma série de habilidades sociais, tais como: habilidades de comunicação social, habilidades de autoconhecimento, habilidade de flexibilização, habilidades de civilidade, habilidades assertivas de enfrentamento e gestão em face de conflito e estresse, habilidades empáticas, habilidades de trabalho em grupo, habilidades para expressar sentimentos e pensamentos positivos. Metodologia: O projeto segui os princípios da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) atende aos requisitos éticos de trabalhos científicos. Os encontros são semanais com o grupo de acadêmicos para o planejamento das atividades teóricas e treinamentos da HS e a cada três meses, abriremos cinco vagas para alunos ouvintes na sequência dos três módulos. Conclusão: a pesquisa pretende ampliar o conhecimento sobre as HS em interface com as teóricas de Enfermagem Dorothea Orem e Jean Watson, para futuras publicações em revistas indexadas. Visto isto, o projeto tem por premissa básica o desenvolvimento das habilidades sociais e ampliação das potencialidades cognitivas dos acadêmicos de Enfermagem.