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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE INCENTIVO A DOAÇÃO DE SANGUE
Relatoria:
JOELMA DE REZENDE FERNANDES
Autores:
  • Benisia Maria Barbosa Cordeiro
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O distanciamento social, a internet e as redes sociais vêm trazendo muitos benefícios para uma grande parte da população. Enquanto as possibilidades do trabalho home office, aulas on-line, estratégias de vendas, manter relacionamentos afetivos e até desfrutar do lazer e da cultura já vinham ocorrendo nos últimos anos através de aparelhos telefônicos (smartphones) e computadores, foi o isolamento social, devido ao surgimento do novo Coronavírus (Covid-19), que potencializou seu uso para durante a pandemia. A incorporação das tecnologias digitais de comunicação e informações (TDIC) ganharam força e destaque se tornando uma ferramenta mediadora de informações com significância social. Instagram é uma rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários que permite o compartilhamento de conteúdo variado. Tem crescido no mundo todo com 1 bilhão de usuários ativos, o Brasil é o segundo país com mais usuários, com grande abrangência e alcance, evidenciando sua relevância como ferramenta de comunicação. Objetivos: Descrever a experiência vivenciada por estudantes do curso de enfermagem na utilização do Instagram para divulgar e incentivar a doação de sangue, temas de educação interprofissional e orientações sobre enfretamento a COVID-19. Metodologia: Relato de experiência vivenciada pelos estudantes e docentes do curso de enfermagem vinculados ao projeto de extensão (DOE SANGUE E VIDA), que se desenvolve numa instituição de ensino filantrópica. A proposta da utilização do Instagram foi estabelecer maior divulgação e orientação do projeto e interação com os possíveis doadores de sangue e a população, efetuou-se a criação da conta no Instagram, os participantes do projeto acessam para postar informações do assunto, incluindo fotos e depoimento dos doadores, após assinatura do TCLE sem expor diretamente imagens dos doadores, a ideia e a iniciativa da utilização foram dos docentes e toda a execução do processo é realizada pelos estudantes, com a supervisão dos coordenadores do projeto. Resultados: Participam estudantes do 1º e 2º período. Os estudantes postam conteúdo com o tema para incentivar e esclarecer a doção de sangue. Pelo direct os estudantes com a supervisão dos docentes esclarecem dúvidas dos seguidores. Conclusão: A promoção e prevenção a saúde consiste em uma ação realizada continuamente e deve ser apropriada pelos profissionais em benefício das comunidades, a rede social propõe uma interação instantânea e responsiva.