Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
CONSTRUÇÃO DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR EM CAMPO PRÁTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Miriam da Silva Santos
Autores:
- Valéria Cristina Menezes Berrêdo
- Jennie Debiase da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
RESUMO: Introdução: O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um instrumento de cuidado aos usuários nos serviços de saúde mental em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e envolve a participação, reinserção e construção de autonomia para o usuário em sofrimento psíquico. Objetivo: Elaborar o PTS de uma usuária de um CAPS do Município de Rondonópolis-MT, para analisar as fragilidades das redes de apoio. Método: Trata-se de um relato de experiência elaborado a partir das vivências de acadêmicas do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR, durante práticas da Disciplina Enfermagem em Saúde Mental, com orientação e acompanhamento da docente responsável pela referida disciplina, em 2021. Utilizou-se um modelo de PTS disponibilizado pela professora e realizou-se a sistematização da assistência de enfermagem (SAE). Resultados: Elaborou-se um PTS para uma usuária de um CAPS II do Município de Rondonópolis-MT, passível de implementação, com um olhar holístico e com enfoque nas Necessidades Humanas Básicas, identificando diagnósticos de enfermagem por meio da SAE. Foram levantados quatro diagnósticos de enfermagem (Manutenção ineficaz da saúde, Processos familiares disfuncionais, Incontinência urinária funcional, Risco de queda) por meio da SAE, os quais direcionaram a formulação do PTS. Após o acolhimento da paciente, realizou-se o exame mental da mesma. A construção do PTS constou de quatro fases, a saber: Acolhimento, Avaliação de Enfermagem, Estudo da Psicopatologia e Plano de Tratamento. Conclusão: É importante destacar os avanços já alcançados no cuidado direcionado à saúde mental, que possibilita a participação, reinserção social e construção de autonomia. Para nós, discentes e futuras profissionais, o conhecer, discutir e refletir sobre o transtorno mentais a partir da elaboração de um PTS nos proporcionou quebras de paradigmas e novos conceitos da inovação no cuidar da autonomia e na reinserção social.