Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
Aprendizagem significativa de um curso sobre cateter venoso central em crianças no domicílio
Relatoria:
Simone Boettcher
Autores:
- Milena Malon
- Gabriela Beatriz Leonhardt
- Marcelo Machado dos Santos
- Elisangela de Fraga Vidal
- Luccas Melo de Souza
- Adriana Aparecida Paz
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Dissertação
Resumo:
Objetivo: Avaliar o ganho de aprendizagem dos participantes de um curso de formação profissional para enfermeiros sobre o uso de cateter venoso central (CVC) em crianças no domicílio. Métodos: Trata-se de um de intervenção educativa longitudinal de um curso de formação profissional com 40 horas na modalidade de educação à distância, e com abrangência nacional. Foram realizadas duas edições do curso em 2020, obtendo a amostra final de 132 participantes. Aplicou duas atividades, sendo estas diagnóstica e avaliativa do curso. A análise dos dados foi pela estatística descritiva e analítica. Resultados: O nível de aprendizagem dos participantes antes e depois do curso foi significativo (77,6±19,2 vs. 88,7±13; p<0,001). Observou-se que teve no mínimo um participante de cada região brasileira, sendo predominante a participação das regiões sul e sudeste. Entre os participantes, 51(62,2%) eram enfermeiros e 31(37,8%) eram estudantes. Dos enfermeiros participantes, 11(21,5%) eram lotados na atenção primária à saúde, 5(9,8%) em serviços de complexidade secundária, e 35(68,7%) em instituições hospitalares. Considerações finais: A intervenção educativa realizada por meio de um curso de abrangência nacional aprimorou as competências no manuseio de cateter venoso central em crianças no domicílio, que demostrou o ganho de aprendizagem significativa para os participantes.