Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
ESTÁGIO EXTRACURRICULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Relatoria:
PEDRO AUGUSTO MAKSSUEL OLIVEIRA BARBOSA
Autores:
- Ana Luisa Justino dos Santos
- Paula Andrade Ferreira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) são um dos riscos a que um paciente está exposto durante uma internação, no entanto, trata-se de um Evento Adverso (EA) que pode ser evitado. As IRAS impactam fortemente a saúde pública mundial e estão entre as principais causas de aumento das taxas de morbidade e mortalidade, também relacionam-se ao aumento nos custos de um tratamento. Isto posto, entende-se que o trabalho desempenhado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar é primordial na prevenção e enfrentamento da ocorrência deste EA nas instituições hospitalares. Objetivo: Relatar a experiência de estágio na CCIH de um Hospital de Clínicas, vivenciado por dois estudantes de Enfermagem que atuaram em algumas unidades de internação, com enfoque nas Unidades de Terapia Intensiva Adulto. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir da vivência, no SCIH do HC, na qual os estagiários auxiliavam na vigilância da instituição através de atividades como a busca ativa nas unidades, análise e interpretação dos resultados, ações de treinamentos e vistorias. Resultados: A coleta de dados, aplicada por uma metodologia de busca ativa, dava embasamento para as discussões de casos e posterior construção dos indicadores, necessários para identificar o perfil endêmico da instituição. As infecções identificadas eram notificadas aos órgãos competentes, incluindo-se a ANVISA. Soma-se a estas atividades, as Visitas Técnicas, importantes para que os observadores identificassem não conformidades e quebras de barreiras em protocolos, que poderiam favorecer a ocorrência de EA’s. Realizavam-se reuniões semanais para avaliar os indicadores e compreender as necessidades particulares dos setores, além de reuniões extraordinárias para questões mais urgentes. Conclusão: O estágio é uma excelente oportunidade para o acadêmico por estabelecer uma relação entre teoria e prática, contribuindo para uma melhor percepção das finalidades dos conteúdos curriculares e melhor assimilação dos conceitos. Além disso, o estágio extracurricular oportuniza ao aluno perceber as reais possibilidades e limitações da escolha profissional.