Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
MONITORIA NO ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Caio Bomfim Guerra
Autores:
- Ana Paula Santos de Jesus
- Patrícia Veiga Nascimento
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: No ensino de primeiros socorros é fundamental o uso de estratégias que estimulem o aprendizado teórico-prático, de modo que o discente desenvolva conhecimentos, habilidades e atitudes que são potencializadas através de metodologias que dão suporte à formação acadêmica. Uma forma de oferecer apoio pedagógico às atividades de ensino destaca-se a monitoria acadêmica, instituída no Brasil pela Lei 5.540/1968 e, atualmente, tem sido utilizada como uma potencialidade no processo de ensino e aprendizagem. Objetivo: Relatar a experiência da prática de monitoria acadêmica no componente curricular Tópicos Especiais Enfermagem nas Emergências: Primeiros Socorros. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, construído a partir das memórias e experimentações vivenciadas dentro dos momentos formativos. A monitoria foi realizada no período de setembro a novembro de 2020 na modalidade remota devido a pandemia COVID-19. Os momentos destinados à monitoria aconteceram em horários anteriores e/ou subsequentes às aulas. A plataforma digital utilizada para a aplicabilidade das atividades remotas foi o Google Meet. Resultado: Durante a monitoria foi possível criar um ambiente de socialização e troca de conhecimentos com os discentes, revisar constantemente os conteúdos estudados, e analisar casos clínicos referentes aos temas abordados. Além disso, vídeos disponíveis na plataforma youtube foram apresentados com o intuito de explorar erros e acertos observados no atendimento, juntamente com a demonstração das habilidades em primeiros socorros no Google Meet, um discente demonstrava as técnicas para os demais realizarem a observação e sinalização dos pontos a serem aprimorados. Estes momentos proporcionaram a construção do conhecimento de maneira sólida, e o uso de tecnologias permitiu que experiências como estas tenham espaços para serem aplicadas, em especial, na difusão dos conhecimentos em primeiros socorros por ser uma temática tão relevante para a sociedade. Conclusão: A atividade de monitoria teve um importante papel nos espaços formativos, pois aproximou o discente monitor à prática docente e através dela foi possível estabelecer fortes elos entre docentes, monitor e discentes, permitindo que metodologias ativas fossem aplicadas, o que favoreceu fortalecimento do pensamento crítico-reflexivo obtendo resultados positivos no processo de ensino e aprendizagem em primeiros socorros.