LogoCofen
Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
USO DA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM NO CURSO DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE DO BRASIL
Relatoria:
ANA KARINE DA COSTA MONTEIRO
Autores:
  • Elaine Maria Leite Rangel Andrade
  • ANA KAROLINE DA COSTA MONTEIRO
  • Augusto Cezar Antunes de Araújo Filho
  • Márcia Maria Carvalho Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A COVID-19 modificou os métodos de ensino-aprendizagem de modo a se adequarem às novas exigências e práticas pedagógicas. Nesse sentido, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é constantemente utilizado pelos professores e alunos para as atividades pedagógicas necessárias para o fechamento do ano letivo. Objetivo: Descrever a experiência de utilização da plataforma Google Classroom como AVA com alunos da disciplina de Administração de Enfermagem, ofertada na turma (2020.1), do curso de graduação em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de relato da experiência realizado por uma docente do curso de Enfermagem, entre janeiro e fevereiro de 2021, em universidade pública da região Nordeste do Brasil. Resultados: A disciplina dispunha de carga horária de 75 horas, subdividida entre as segundas-feiras, das 8 às 12h, terças-feiras, 08h às 12h e 14h às 18h e, nas quintas-feiras, das 14h às 18h. Destaca-se que as duas horas finais eram reservadas para desenvolvimento de atividades assíncronas. A disciplina foi dividida em cinco unidades: Na unidade 1, abordou-se os princípios e objetivos da administração, as teorias da administração, a estrutura organizacional dos serviços de enfermagem e o manual de enfermagem. Na unidade 2, gestão de pessoas; unidade 3, gerenciamento de recursos materiais; unidade 4, gestão e planejamento dos serviços de enfermagem, e a unidade 5, qualidade e avaliação dos serviços de saúde e a enfermagem. A metodologia trabalhada no AVA baseou-se em discussão de textos através de fóruns/mural, construção de escalas, e identificação de missão, visão, valores e estrutura organizacional dos hospitais, estudo dirigido e seminários. Os alunos também construíram narrativas por meio de vídeos sobre estilos de liderança, e um teatro sobre tribunal encenando os teóricos e as teorias da Administração, debatendo os pontos fracos e defesa dos pontos fortes. Previamente à aula, os alunos recebiam roteiros para desenvolvimento de atividades. A avaliação foi mediante o desempenho individual nas discussões e por meio das postagens no AVA acerca do conteúdo trabalhado e ainda através da produção das atividades. Conclusão: O Google Classroom possibilitou o desenvolvimento da disciplina Administração em Enfermagem e percebia-se que os alunos acessavam a internet e manuseiam o hardware (computador, smartphone) com certa facilidade. Apesar disso, houve algumas dificuldades, como acesso e instabilidade da conexão da internet.