Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM DO PROCESSO DE ENFERMAGEM DO PACIENTE COM RETINOPATIA DIABÉTICA
Relatoria:
Lucyara Silvares dos Santos
Autores:
- Carla Aparecida do Nascimento Mozer
- Mirian Fioresi
- Maria Edla de Oliveira Bringuente
- Cândida Caniçali Primo
- Lorena Barros Furieri
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) proporciona uma organização das ações do enfermeiro de maneira segura para gerenciar o Processo de Enfermagem (PE). A SAE propicia a operacionalização do PE fundamentada no conhecimento teórico-científico mediante a avaliação clínica das necessidades do paciente para alcançar o resultado de enfermagem. O enfermeiro no setor da oftalmologia tem a responsabilidade de orientar e ensinar o paciente portador de retinopatia diabética (RD) os autocuidados, através de consulta de enfermagem e prática em educação em saúde. O objetivo desse estudo é descrever a experiência na construção de um caso clínico através do processo de enfermagem baseado na Teoria do déficit do autocuidado de Dorothea Orem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo tipo relato de experiência, para os integrantes do programa de pós-graduação de enfermagem da UFES para a aprendizagem do processo de enfermagem com o paciente de RD, no período de maio a julho de 2021. O estudo foi elaborado em quatro etapas: Na primeira, foi realizado o planejamento através da escolha da temática para elaboração do caso clínico através da prática profissional e após a definição foi realizada busca em literaturas científicas. Na segunda, identificação dos principais indicadores clínicos. Na terceira, foi realizada construção do instrumento metodológico segundo Teoria de Orem, que contemplou os três principais diagnósticos de enfermagem (DE) NANDA-I, NOC e NIC. E na quarta, a apresentação do estudo para integrantes do mestrado profissional de enfermagem da UFES. Resultados: Através de buscas científicas foram encontradas etapas do processo de enfermagem com o paciente de RD e a importância da educação em saúde. Os principais indicadores clínicos foram: Portador de Diabetes Mellitus, visão turva, coceira ocular, ressecamento ocular, deambular com dificuldade, isolamento social, obesidade. Os principais DE NANDA-I: Risco de disfunção neurovascular periférica; mobilidade física prejudicada e risco de queda. De NOC: Estado circulatório, perfusão tissular periférico e locomoção, caminhar. As intervenções NIC relacionadas: Identificação de risco, monitorar sensibilidade periférica, assistência para redução do peso. Conclusão: Esse estudo proporcionou a construção de instrumento metodológico que contribuirá na organização das ações nas etapas do processo de enfermagem, resultando na assistência qualificada baseada em conhecimentos técnicos científicos.