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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A FORMAÇÃO PRÁTICA EM SAÚDE COLETIVA
Relatoria:
Nayara Kalila dos Santos Bezerra
Autores:
  • Dhuly dos Santos Sousa
  • Jadila Tainá Santos de Oliveira
  • Thalyta Ketlen de Melo Oliveira
  • Paulo Sérgio da Silva
  • Gleidilene Freitas da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A formação de competências no domínio da enfermagem para atender as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) deve promover nos estudantes universitários uma visão crítica sobre o ambiente e as práticas de cuidado em saúde, assim como, construir sentidos sobre seu papel social, ético e político na assistência, gerenciamento, ensino e pesquisa, assim como, aproximar teoria e prática, oferecendo subsídios para a implementação de mudanças na realidade da profissão. Objetivo: Descrever as competências formadas nos estudantes universitários de enfermagem no campo da saúde coletiva durante o estágio supervisionado obrigatório vivenciado nas unidades básicas de saúde. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, elaborado a partir de vivências no campo da saúde coletiva no contexto da atenção primária à saúde, cursado por cinco estudantes do quinto ano do Curso de Bacharelado em Enfermagem vinculados a uma instituição pública de ensino superior localizada em Boa Vista - Roraima. Resultados: O grupo de estudantes destaca que a apreensão de competências no estágio supervisionado obrigatório tocou áreas elementares da saúde coletiva, tais como, criança, adolescente, mulher, adulto e idoso. As consultas de enfermagem, o acolhimento como orientação ética nas práticas de cuidar, articulação intersetorial com escolas, gestão da equipe, gerência de insumos, participação em conselhos de saúde, educação permanente e continuada, foram elementos pulsantes na reta final da formação universitária. Conclusão: O Sistema Único de Saúde no contexto da atenção primária à saúde é fundamental para a formação de enfermeiros no âmbito da Saúde Coletiva. Espera-se que as competências relatadas por estudantes universitários de enfermagem durante o estágio supervisionado obrigatório nas unidades básicas de saúde, suscitem emergentes investigações que entrelacem discursos formativos no plano assistencial, gerencial e controle social.