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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
AÇÕES DE PROMOÇÃO À SAÚDE NA SALA DE ESPERA EM UM SETOR DE DIÁLISE
Relatoria:
DANIELA DE OLIVEIRA MATIAS
Autores:
  • Beatriz Gerbassi Costa Aguiar
  • Patricia Aparecida Tavares Mendes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
As doenças crônicas que se destacam em importância, devido à frequência que acometem pessoas atualmente refletem alguns efeitos negativos do processo de globalização, da urbanização rápida, da vida sedentária e da alimentação com alto teor calórico, além do consumo do tabaco e do álcool . A prática da educação em saúde como um caminho integrador do cuidar constitui um espaço de reflexão alicerçados em saberes técnico-científicos e populares, capaz de provocar mudanças individuais e prontidão para atuar na família e na comunidade. A sala de espera acolhe um grande número de pessoas e pode ser caracterizada como uma forma produtiva de transformar um tempo ocioso nas instituições em um espaço potencial para os profissionais de saúde desenvolverem atividades que explorem o cuidado, como a educação em saúde e as trocas de experiências comuns entre os usuários. Com a finalidade de relatar uma experiência realizada na sala de espera no setor de Nefrologia de um Hospital Federal Militar no município do Rio de Janeiro, que teve como objetivo: apresentar um relato de experiência fundamentado na atividade em grupo de sala de espera do setor da Diálise. Metodologia: sala de espera foi aplicada para otimizar o período ocioso, de aproximadamente 4 horas, dos familiares e acompanhantes durante o tratamento de hemodiálise dos pacientes antes da pandemia da COVID 19. Foram abordados as temáticas acerca da Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus tipo 1 e 2, Hiperfosfatemia, Tabagismo, Vacinação, Polifarmácia, dentre outros. Por ser tratar de um grupo específico, optou-se por abordar temáticas relevantes a prevenção e manejo das doenças crônicas não transmissíveis. Resultados: Através das palestras ministradas dúvidas foram surgindo e sendo sanadas entre os familiares, acompanhantes e usuários do hospital, principalmente entre os idosos. Os mesmos engajaram-se em aderir as orientações, compartilhar as informações adquiridas com seus pares, e trazendo outros familiares para participarem da sala de espera. Podemos refletir que as atividades desenvolvidas, diminuíram o abismo entre os profissionais e os usuários melhorando a qualidade da assistência profissional prestada. Conclusão:Diante do exposto percebe-se a relevância da sala de espera para a troca de saberes, produção de novos conhecimentos, desenvolvimento da autonomia e da vinculação entre os usuários.