Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
SAÚDE MENTAL POSITIVA DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE
Relatoria:
Yuri Sacardo
Autores:
- Danilo de Miranda Alves
- Letícia Palota Eid
- Daniele Alcalá Pompeo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Monografia
Resumo:
Introdução: As doenças mentais seguem representando crescente e relevante papel entre as principais causas de morbimortalidade no mundo, além disso, a pandemia do COVID-19 acentuou problemas relacionados à saúde mental. A avaliação dos aspectos positivos da saúde mental constitui-se um recurso determinante para a promoção da saúde das pessoas, privilegiando-se um modelo de Saúde Mental Positiva (SM+), em detrimento de um modelo centrado na doença. Acerca disso, a educação superior é um período de elevado estresse e ansiedade para muitos estudantes de graduação e inúmeros estudos destacaram os efeitos deletérios da crise do Covid-19 à saúde mental dos universitários. Objetivo: Avaliar a saúde mental positiva de estudantes universitários da área de saúde e verificar sua influência com as características sociodemográficas. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa, de caráter não experimental e correlacional. O estudo foi desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior (IES). A amostra foi composta por 329 estudantes dos cursos de medicina, enfermagem e psicologia. Nesta pesquisa foram aplicados os questionários de caracterização sociodemográfica e o Questionário de Saúde Mental Positiva (QSM+). Resultados: O escore médio do QSM+ foi de 117,28 pontos, indicando elevada SM+ entre os estudantes, os quais foram associados ao sexo masculino (P=0,006), realização com o curso (P=<0,001), ausência de episódios de automutilação (P=<0,001), ideação suicida (P=<0,001), sobrecarga com a graduação (P=<0,001), pratica de lazer semanal (P=<0,001), maior a frequência de exercícios físicos (P=0,011), não ter trabalho remunerado (P=0,024) e graduação em psicologia (P=0,011). Grande parte dos participantes afirmou que a pandemia prejudicou a sua saúde mental (85,71%). Conclusão: Os resultados deste estudo trazem contribuições importantes para a nossa compreensão dos níveis de SM+ dos estudantes, bem como as áreas mais afetadas (satisfação pessoal, atitude positiva, autocontrole, autonomia, realização pessoal, resolução de problemas e habilidades de realização interpessoal). Desta forma, constatou a necessidade de estudos de intervenções direcionados ao fortalecimento das habilidades emocionais.