Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
O TELECUIDADO NA ASSISTÊNCIA AS GESTANTES E PUÉRPERAS FRENTE AO NOVO CORONAVÍRUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Samara de França Ferreira
Autores:
- Érica Gonçalves Ribeiro
- Marcela Silva Cardoso
- Marcos Vinicius Santana do Santos
- Clara Luiza Figueiredo Ferreira
- keicera dos Santos Carvalho Ataíde
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A pandemia do novo coronavírus decretada no dia 21 de março de 2011, propiciou a busca de novas modalidades para se prestar cuidados em saúde. Devido a necessidade do distanciamento social para conter o ciclo de transmissão do vírus, o telecuidado revelou-se um excelente método a ser implementado no processo de trabalho da educação em saúde, como nos grupos vulneráveis, que necessitam de acompanhamento assíduo na Atenção Primária o que compreende gestantes e puérperas. Durante este período, a mulher pode apresentar medos e reproduzir crenças disseminadas pelo senso comum, as quais podem influenciar negativamente na assistência prestada pelos profissionais de saúde. Desse modo, o processo de teleducação possibilita o contato e assistência às usuárias do serviço sem provocar exposições desnecessárias de modo a impactar na resolutividade. Contudo, é importante compreender que a utilização do telecuidado não tem o objetivo de substituir a assistência presencial, mas sim contribuir de maneira preventiva e complementar. Objetivo: Relatar a experiência da equipe multiprofissional de residentes e preceptoria na atenção e cuidado de gestantes e puérperas através da difusão de informações que envolvem este período. Metodologia: Trata se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado em uma Estratégia de Saúde da Família, na cidade de Ilhéus, Bahia. O material de cunho educativo e informativo são compartilhados em formato de “cards”, apresentando assuntos referentes ao período gestacional e pós-gestacional, através de um grupo do aplicativo WhatsApp®. Os temas principais abordados são relacionados à alimentação saudável, prática de atividade física e autocuidado na gestação. Resultados: O ambiente virtual propiciou a essas usuárias do serviço de saúde um espaço de compartilhamento de experiências e dúvidas além de ser um espaço de construção de vínculo entre o cliente/paciente e os componentes da equipe multiprofissional em virtude da troca de saberes. Conclusão: A utilização da teleducação mostrou-se uma estratégia exitosa no processo de ampliação e continuidade do cuidado. Além disso, no contexto da pandemia, a ação é uma excelente forma de aumentar a segurança das usuárias do serviço e reduzir a possibilidade de ocorrer a propagação do vírus.