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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
PROBLEM BASED LEARNING: PROTAGONISMO DISCENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
GABRIEL SANTOS DA SILVA
Autores:
  • RHALLIETE SOUZA CRUZ
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Regimentos para educação do ensino superior nacionais e internacionais revelam a necessidade de reestruturação no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista, mudanças nas concepções básicas de transmissão de conhecimentos, oportunizando a construção de saberes pautados em competências. No que tange a formação de profissionais de saúde, compreende-se que se faz necessário o desenvolvimento de habilidades técnicas, cientificas, psicossociais cognitivas e metacognitivas, conhecidas como a aptidão de tomada de decisão, avaliação, planejamento de atividades e a resolutividade de problemas. A enfermagem é uma profissão sistematizada em evidências científicas que respalda suas práticas assistenciais. Logo, a formação acadêmica carece de experiências de aprendizado que desenvolva nos acadêmicos o pensamento crítico no âmbito hospital e na atenção primária, assim, justifica-se aplicação da metodologia Problem Based Learning para garantir um aprendizado mais efetivo na formação profissional. Objetivo: Descrever a experiência do uso da metodologia Problem Based Learning no ensino do módulo de Assistência de Enfermagem ao Adulto I. Metodologia: Trata-se de estudo do tipo relato de experiência, baseado na vivência de um acadêmico de enfermagem, descrevendo as repercussões no processo de aprendizagem através de Problem Basead Learning. Resultados: A execução da metodologia sucedeu-se na distribuição de casos clínicos por semana, dessa forma, era possível estudar acerca da sintomatologia apresentada, elaborar a Sistematização da Assistência de Enfermagem, refletir sobre o provável diagnóstico, apresentar epidemiologia nacional e internacional e propor o tratamento preciso. Envolvia a capacidade de realizar pesquisas tanto na teoria quanto na prática, possibilitando a discussão dos conhecimentos adquiridos para resolver o problema em questão. A discussão de todo o caso clínico era mediada exclusivamente pelos discentes, tornando-os protagonistas. Esse método de ensino desenvolve habilidades clínicas eficazes para tomada de decisão. Conclusão: A experiência de aprendizagem por tal metodologia mostrou-se uma estratégia eficaz. Acredita-se que a mobilização das habilidades do pensamento crítico são estimuladas comumente e com facilidade. Tal experiência demonstrou a importância da construção de saberes de forma independente por discentes.