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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL DE ENFERMAGEM NO NÚCLEO INTERNO DE REGULAÇÃO DE LEITOS
Relatoria:
Géssica de Lima
Autores:
  • Camila Cristiane Formaggi Sales Ribeiro
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Planejamento Estratégico Situacional (PES) tem sido um método para intepretação de problemas a partir da visão do ator que o manifesta e que auxilia nas ações de gerenciamento desenvolvida pelo enfermeiro. Objetivo: relatar a experiência da utilização do Planejamento Estratégico Situacional como método de trabalho para o gerenciamento em saúde. Metodologia: Relato de experiência vivenciado durante a aula prática supervisionada da disciplina de Gerenciamento de Enfermagem em Instituições de Saúde do curso de enfermagem. A experiência relatada ocorreu em junho de 2021 no Núcleo Interno de Regulação (NIR), de um hospital universitário localizado no Oeste do Paraná. Resultados: A realização do PES ocorreu em quatro momentos, sendo eles: momento explicativo, normativo, estratégico e tático operacional. Evidenciou-se que dentre as diversas funções administrativas desenvolvida na rotina do NIR, a grande quantidade de sistemas e planilhas que são alimentadas e atualizadas, chamou muita atenção. Entre eles, o Sistema de Gestão da Assistência de Saúde do SUS (GSUS) é o que mais demanda trabalho humano, pois o setor precisa constantemente atualizá-lo sobre a movimentação, entrada e saída dos pacientes. Para a realização dessa atividade, primeiramente ocorria a conferência de duas listas de internações, uma do sistema da instituição e outra do GSUS. Esse processo de conferência deve ser realizado mais de uma vez por dia devido a rotatividade de paciente e a necessidade de manter os sistemas sempre atualizados. Visando a otimização do tempo e a diminuição de erros e custos gerados por essa atividade, observou-se a necessidade de facilitar essa conferência, que apesar de simples, gerava grandes implicações. Para isso, utilizou-se o software excel®, que possui uma função o qual é possível utilizá-lo para conferência de nomes, de forma rápida e simples. Porém, alguns empecilhos foram encontrados, como a dificuldade e a resistência da equipe às mudanças. Pensando nisso, foi elaborado um Procedimento Operacional Padrão para que fosse utilizado pelos funcionários, explicando o passo-a-passo de como realizar essa conferência de modo informatizado. Conclusão: A utilização do PES em ensino de enfermagem, têm contribuído na formação profissional, visando o desenvolvimento de reflexões e discussões sobre as fragilidades e limitações nos serviços de saúde, e principalmente, na preparação dos alunos em buscar soluções para os problemas encontrados.