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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PARA A PREVENÇÃO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
Relatoria:
Ana Júlia Góes Maués
Autores:
  • Izabela Moreira Pinto
  • Zayra Elizandra Santos Sena
  • Flávia Savana Ribeiro de Sales
  • Rosália Cardoso da Silva
  • Victória Lima Mendes Leite
  • Marcos José Risuenho Brito Silva
  • Marcelo Williams Oliveira de Souza
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) são ocasionadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Tendo em vista que o conhecimento sobre as formas de prevenção e transmissão das ISTs, através do desenvolvimento de atividades educativas, pode favorecer condutas preventivas, surge a necessidade de realizar ações de educação em saúde, as quais são espaços de construção e veiculação de conhecimento e podem ser utilizadas como estratégia para minimizar a falta de informação e a ocorrência dessas infecções. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem durante a realização de uma ação de educação em saúde como estratégia para a prevenção de ISTs. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, referente à atividade desenvolvida por acadêmicos de enfermagem no Centro de Saúde Escola do Marco, localizado no município de Belém. A atividade foi realizada em dois dias, sendo o primeiro dia destinado a uma conversa informal entre discentes e usuários, onde se buscou compreender quais as principais dúvidas que os mesmos apresentavam referente a temática das ISTs. A partir das respostas obtidas foi possível realizar o no segundo dia, uma ação de educação em saúde, utilizando cartazes e outros materiais ilustrativos sobre os pontos em que os usuários relataram apresentar mais dificuldade, sendo eles: a forma de transmissão e prevenção de algumas ISTs como Hepatite B, Sífilis e HIV. Resultados: A atividade possibilitou que os discentes realizassem uma abordagem bastante criativa e dinâmica sobre a temática, além de permitir compreender que ainda existem inúmeras falhas no conhecimento sobre a prevenção dessas infecções pelos usuários desse centro de saúde, tendo em vista que durante a apresentação os participantes relataram diversas dúvidas. Todavia, ainda assim, relataram também reconhecer a importância da realização dessas ações, pois, de acordo com os mesmos, a partir disso, eles poderiam realizar mudanças em seu comportamento. Conclusão: Conclui-se que a realização de ações de educação em saúde dentro dessas unidades é fundamental, pois responsabiliza e estimula a participação e o compromisso dos usuários, assim como permite retificar ou mudar seus hábitos, promovendo a reflexão nos mesmos sobre o seu estilo de vida.